O que é a blindagem de veículos e no que consiste a composição do material?

A blindagem é um revestimento veicular feito de aço ou polímeros (material muito resistente composto por cadeias sequenciais de macromoléculas) como a aramida, muito conhecida por muitos como Kevlar, nome registrado pela empresa DuPont, e tem a função de proteger o veículo contra agressões externas, em especial de tiros de arma de fogo.

aramida-blindagem-de-veículos-niveis-vidro-planet-car-seminovos-sp-zona-norte-sp
Aramida – Material utilizado para revestir veículos blindados

Níveis de blindagem

  • NÍVEL I (NÍVEL 1)

A blindagem de nível I é bem mais leve e garante a proteção apenas até o calibre.38.  A procura por esse tipo de blindagem é baixíssima.

Uma das maiores referências neste tipo de blindagem é a Armura, da DuPont.

  • NÍVEL II (NÍVEL 2)

Fornece maior possibilidade de proteção para calibres mais altos, como os encontrados no revólver 357 Magnum e pistola 9mm.

  • NÍVEL III-A (NÍVEL 3A)

A blindagem III-A suporta o disparo de qualquer arma de mão, garantindo a idoneidade do passageiro em qualquer abordagem no trânsito, sendo então a favorita no Brasil e o padrão atual em blindagem.

Hoje, a oferta da blindagem III-A tornou-se bem maior e é responsável pela parcela de 90% do mercado de blindagens automotivas.

Utilizar os materiais balísticos necessários, de fornecedores confiáveis e certificados pelo Exército Brasileiro, são alguns dos cuidados que o consumidor deve ter ao blindar seu veículo.

O nível III-A fornece 4x a proteção disponibilizada pelo nível I.

tabela-balistica-blindagem-de-veículos-niveis-vidro-planet-car-seminovos-sp-zona-norte-sp
Tabela Balística
  • NÍVEL III

A blindagem de nível III é de uso restrito.

Enquanto para a blindagem de nível III-A o interessado deve apenas não ter uma ficha criminal para solicitar seu CR e conseguir comprar uma blindagem.

A blindagem de nível III necessita que o solicitante justifique para o Exército o motivo da sua necessidade por esse nível de blindagem.

Devido ao grande aumento de peso do veículo, restringe alguns modelos onde pode ser aplicado. Essa blindagem suporta tiros até de armas como AK-47.

  • NÍVEL IV

Este nível de blindagem é atualmente proibido para civis no Brasil.

Possui resistência para suportar granadas e armas pesadas de uso militar e tem uso restrito para as Forças Armadas e chefes de Estados.

Também é possível encontrar essa blindagem em veículos de transportadoras de valores.

1. A blindagem de veículos não delamina?

A delaminação ocorre quando há a separação física do vidro e do policarbonato, mas não é somente o vidro que sofre com esse processo.

A manta balística pode ter as suas camadas de tecido separadas com o tempo. O problema é que, como está dentro da carroceria, fica mais difícil observar a mudança.

Recomenda-se, quando houver desconfiança, solicitar a abertura do carro para constatá-la.

Uma dica dos especialistas é observar o odor do veículo. Se o cheiro de mofo persistir mesmo depois das lavagens, é sinal que a parte interna pode ter delaminado.

blindagem-de-veículos-niveis-vidro-planet-car-seminovos-sp-zona-norte-sp

2. O Exército precisa autorizar a blindagem?

O Exército Brasileiro é o órgão responsável pela autorização da blindagem dos carros.

A solicitação deve ser feita pelo proprietário, com a documentação da pessoa física, do veículo e da empresa responsável pelo procedimento.

Os locais que têm licença para operar recebem um certificado de registro das autoridades.

3. É possível blindar os pneus?

Não existe nenhum procedimento que proteja os pneus de rasgos ou projéteis. A única opção é utilizar uma cinta de aço ou polímeros especiais para evitar que o pneu estourado saia da roda.

Portanto, isso permite andar uma longa distância até conseguir sair de uma situação de risco.

4. A blindagem de veículos pode ser rastreada?

Quando há a liberação do Exército para a blindagem do veículo, o proprietário recebe um código de rastreamento que contém as informações do fabricante e os dados da responsável pela instalação.

Pelo celular, o dono pode consultar o processo, confirmando se tudo foi feito da forma correta e se a proteção balística está adequada.

blindagem-de-veículos-niveis-vidro-planet-car-seminovos-sp-zona-norte-sp

5. É mais vantajoso comprar um carro já blindado?

A garantia da blindagem, em geral, é de cinco anos. Portanto, o interessado deve analisar essa questão antes de comprar um carro usado: se ele tiver um tempo de vida maior do que o da garantia, a necessidade de manutenção pode ser maior e muitos gastos inesperados podem ocorrer.

Sem contar que a depreciação de uma blindagem antiga é muito maior. Também é fundamental fazer uma vistoria para saber se não há problemas nas partes internas da carroceria.

6. A lavagem dos carros blindados é normal?

Não é necessário mudar a lavagem dos carros: a recomendação é utilizar somente água e sabão neutro nos vidros, além de tomar cuidado para não forçá-los demais e evitar o choque térmico através da água gelada no calor.

A aplicação de produtos químicos ou força excessiva na higienização pode desgastar o mecanismo de sustentação. Lembre-se também de levantar os vidros ao fechar as portas e evitar andar com eles abertos.

blindagem-de-veículos-niveis-vidro-planet-car-seminovos-sp-zona-norte-sp

7. Quais cuidados devem ser tomados com o carro blindado?

Para aumentar a proteção dos passageiros, a blindagem aumenta o peso do carro. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para não comprometer a qualidade desse equipamento ou desgastar outras peças.

Os pneus se desgastam com maior facilidade, é recomendado  trocá-los depois de 30 mil quilômetros rodados. A suspensão, os amortecedores e os freios também sofrem com esse peso e requerem uma atenção maior na hora da manutenção.

O motor que movimenta os vidros deve ser trocado para suportar o seu peso, normalmente, essa mudança é feita durante o processo de blindagem.

Esse serviço exige uma manutenção detalhada, então é fundamental seguir todas as recomendações do fabricante e realizar as revisões ao menos duas vezes por ano para a blindagem ser mais bem conservada.

8. A blindagem de veículos é 100% eficiente?

A eficiência de uma blindagem depende de seu nível. São, ao todo, cinco tipos de blindagem reconhecidos internacionalmente, abrangendo desde carros blindados de passeio, até veículos militares pesados.

Sendo assim, cada tipo de blindagem se adapta melhor ao nível de necessidade que cada pessoa tem, cada uma com seu carro blindado 100% adaptado as suas próprias necessidades.

vidro-planet-car-seminovos-sp-zona-norte-sp

9. Toda blindagem protege de tiro de fuzil?

Não. Apenas alguns dos tipos de blindagem protegem do tiro de fuzis. Além disso há diferentes fuzis, uns mais pesados que outros, então, contemplados ou não por níveis de blindagem diferentes.

10. Todo carro pode ser blindado?

O processo de blindagem pode ser adaptado a quase todo tipo de veículo. Entretanto, veículos com motores fracos, como carros 1.0 não se adaptam bem por não aguentarem o peso que é adicionado ao carro com o processo.

Além disso, carros conversíveis não são blindados.

niveis-vidro-planet-car-seminovos-sp-zona-norte-sp

11. A blindagem tem tempo de validade?

Sim, a blindagem tem tempo de validade e este deve ser consultado com a empresa que oferece o serviço.

12. É possível tirar a blindagem do carro?

Sim, algumas empresas oferecem o serviço de “desblindagem” para aqueles que querem vender o carro sem que ele seja desvalorizado pelo mercado de seminovos.

Aqui na Planet Car, você encontra o carro seminovo ou 0km. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores

Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

planet-car-atendimento-online

O conteúdo descrito nesse artigo não necessariamente exemplifica a opinião do autor e da Planet Car.

Todos os direitos estão reservados aos seus respectivos proprietários intelectuais. Imagens e textos podem conter direitos autorais, certifique-se dos devidos créditos.

Fonte: http://www.vertcoblindagens.com.br/overlap-garante-seguranca-do-motorista-na-blindagem-automotiva/

http://www.proimportsmotors.com.br/brasil-e-o-pais-com-maior-numero-de-carros-blindados-no-planeta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.