Infelizmente todos nós estamos sujeitos a pegar uma enchente com o nosso carro, entrar em uma rua que não tenha a possibilidade de voltar para trás e acabar com o carro alagado.
Ao tentar passar por uma rua alagada por apenas alguns centímetros e após poucos segundos devido a uma enorme tromba d’água, o nível sobe e acaba ultrapassando o limite máximo para não danificar o veículo, o que fazer agora?
Alguns carros acabam captando o ar para queima do combustível e o pior, com gotículas de água, infiltrando para o filtro de ar e consequentemente para dentro dos cilindros no motor.
O motor não consegue comprimir líquidos, assim, a compressão contra o líquido causa uma forte pressão contra o bloco, podendo entortar uma biela e até mesmo rachar.
UMA SIMPLES COLHER DE ÁGUA PODE RACHAR O BLOCO DO MOTOR DO SEU CARRO
Por este motivo, após o carro “morrer” nessa situação de alagamento, em hipótese alguma, tente religar e dar a partida novamente.
Remova o veículo do local e leve em um mecânico de confiança para verificar se houve aspiração de água e realizar a retirada da mesma.
Fique atento as notícias de rádio e televisão sempre que for sair em um dia de chuva forte, programe o melhor horário para não ser surpreendido.
Com a grande quantidade de veículos nas cidades grandes, é difícil escapar de uma avenida movimentada e retroceder.
O risco de alagamento é muito grande em períodos curtos de chuva devido ao entupimento dos bueiros, pouco escoamento para córregos, rios e áreas verdes.
Se puder adiar o compromisso, não corra riscos á toa, além de prejuízo financeiro, também pode ser fatal.
E na questão do câmbio, como fica no carro alagado?
Os câmbios trazem um respiro na parte mais alta do equipamento e mesmo após bastante tempo de rodagem com o veículo, pode não apresentar problemas a curto prazo, porém após um tempo, as engrenagens começam a não se comunicar como antigamente, devido à umidade alojada em seus componentes.
O mesmo pode acontecer com os diferenciais encontrados em caminhonetes, nos eixos cardãs que seguem até as rodas traseiras.
Ar condicionado
O painel é outro componente que sofre drasticamente o efeito da água acumulada e umidade.
O sistema de ar-condicionado deverá ser higienizado por completo, pois, por mais que seque após um tempo, não sabemos realmente o conteúdo da água da enchente, podendo trazer consequências gravíssimas a sua saúde.
Bateria
Após passar pela enchente e ter o carro alagado, fique atento a bateria do veículo, pode apresentar problemas caso tenha ficado em contato com água, ainda mais se submersa.
Existem equipamentos que verificam a saúde da bateria, dessa maneira você não fica na mão em uma viagem longa e não ter ajuda por perto.
Filtro de ar
Após ter o carro alagado, o primeiro a ser fazer é, abra o capô, retire a proteção do filtro de ar e de uma olhada, se estiver úmido, como dito anteriormente, nem pense em ligar o carro.
Será necessário conferir com cuidado a entrada do corpo de borboleta até os cilindros e retirar a água de dentro do motor, caso tenha aspirado o suficiente.
Fique atendo ao óleo do motor de carro alagado
Água e óleo não se misturam, além de modificar suas propriedades, também contamina a substância.
O ideal é trocar o filtro de óleo, assim com o óleo do motor, para não sofrer consequências mais graves e caras futuramente.
Bancos
Vale a pena dar um trato no estofamento se não quiser mau cheiro e mofo no interior do veículo.
Passe primeiro um pano úmido, depois use sabão neutro ou produto específico e retire o excesso com outro pano úmido.
O mesmo vale para os tapetes. Importante deixar os assentos e tapetes secando sob o sol antes de colocá-los novamente no carro.
Assoalho
No habitáculo, é preciso limpar o chão do automóvel atingido por um alagamento.
Então, retire todo o feltro e tecido antirruído e jogue-o fora, pois após inchado, perde suas propriedades além de virar foco de mofo.
Conjunto elétrico
O certo a se fazer, é trocar todos os chicotes elétricos atingidos por enchente e alagamento.
Com o passar do tempo, as micropartículas de água que ficaram depositadas nas cintas e conjuntos de fios, podem oxidar os componentes.
Portanto, acarretar problemas maiores e causar um prejuízo grande, melhor se antecipar quanto a isso.
E o meu seguro, tem cobertura para carro alagado e enchente?
Verifique se sua apólice tem cobertura para causas naturais, queda de árvore, por exemplo.
Mas fique atento, na maioria das vezes, o seguro cobertura quando o veículo está parado e não houve a intenção de passar na via alagada.
Caso identifiquem que o trajeto foi forçado sem o menor pudor e assumindo os riscos, muito provável que não será feito o ressarcimento financeiro.
Por isso, em caso de dúvidas espere a chuva passar e o nível da água diminuir para seguir o trajeto.
Faça uma visita a Planet Car e saia de carro novo. Clique aqui e entre em contato conosco.
Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog