Carro alagado? Como prevenir e o que fazer caso aconteça?

carro-alagado-enchente-sao-paulo-zona-norte-planet-car

Infelizmente todos nós estamos sujeitos a pegar uma enchente com o nosso carro, entrar em uma rua que não tenha a possibilidade de voltar para trás e acabar com o carro alagado.

Ao tentar passar por uma rua alagada por apenas alguns centímetros e após poucos segundos devido a uma enorme tromba d’água, o nível sobe e acaba ultrapassando o limite máximo para não danificar o veículo, o que fazer agora?

Alguns carros acabam captando o ar para queima do combustível e o pior, com gotículas de água, infiltrando para o filtro de ar e consequentemente para dentro dos cilindros no motor.

O motor não consegue comprimir líquidos, assim, a compressão contra o líquido causa uma forte pressão contra o bloco, podendo entortar uma biela e até mesmo rachar.

UMA SIMPLES COLHER DE ÁGUA PODE RACHAR O BLOCO DO MOTOR DO SEU CARRO

carro-alagado-enchente-sao-paulo-zona-norte-planet-car

Por este motivo, após o carro “morrer” nessa situação de alagamento, em hipótese alguma, tente religar e dar a partida novamente.

Remova o veículo do local e leve em um mecânico de confiança para verificar se houve aspiração de água e realizar a retirada da mesma.

Fique atento as notícias de rádio e televisão sempre que for sair em um dia de chuva forte, programe o melhor horário para não ser surpreendido.

Com a grande quantidade de veículos nas cidades grandes, é difícil escapar de uma avenida movimentada e retroceder.

O risco de alagamento é muito grande em períodos curtos de chuva devido ao entupimento dos bueiros, pouco escoamento para córregos, rios e áreas verdes.

Se puder adiar o compromisso, não corra riscos á toa, além de prejuízo financeiro, também pode ser fatal.

E na questão do câmbio, como fica no carro alagado?

Os câmbios trazem um respiro na parte mais alta do equipamento e mesmo após bastante tempo de rodagem com o veículo, pode não apresentar problemas a curto prazo, porém após um tempo, as engrenagens começam a não se comunicar como antigamente, devido à umidade alojada em seus componentes.

O mesmo pode acontecer com os diferenciais encontrados em caminhonetes, nos eixos cardãs que seguem até as rodas traseiras.

carro-alagado-enchente-sao-paulo-zona-norte-planet-car

Ar condicionado

O painel é outro componente que sofre drasticamente o efeito da água acumulada e umidade.

O sistema de ar-condicionado deverá ser higienizado por completo, pois, por mais que seque após um tempo, não sabemos realmente o conteúdo da água da enchente, podendo trazer consequências gravíssimas a sua saúde.

Bateria 

Após passar pela enchente e ter o carro alagado, fique atento a bateria do veículo, pode apresentar problemas caso tenha ficado em contato com água, ainda mais se submersa.

Existem equipamentos que verificam a saúde da bateria, dessa maneira você não fica na mão em uma viagem longa e não ter ajuda por perto.

Filtro de ar

Após ter o carro alagado, o primeiro a ser fazer é, abra o capô, retire a proteção do filtro de ar e de uma olhada, se estiver úmido, como dito anteriormente, nem pense em ligar o carro.

Será necessário conferir com cuidado a entrada do corpo de borboleta até os cilindros e retirar a água de dentro do motor, caso tenha aspirado o suficiente.

aspiração-de-água-de-enchente

Fique atendo ao óleo do motor de carro alagado

Água e óleo não se misturam, além de modificar suas propriedades, também contamina a substância.

O ideal é trocar o filtro de óleo, assim com o óleo do motor, para não sofrer consequências mais graves e caras futuramente.

Bancos 

Vale a pena dar um trato no estofamento se não quiser mau cheiro e mofo no interior do veículo.

Passe primeiro um pano úmido, depois use sabão neutro ou produto específico e retire o excesso com outro pano úmido.

O mesmo vale para os tapetes. Importante deixar os assentos e tapetes secando sob o sol antes de colocá-los novamente no carro.

limpeza-de-bancos-carro-de-enchente

Assoalho

No habitáculo, é preciso limpar o chão do automóvel atingido por um alagamento.

Então, retire todo o feltro e tecido antirruído e jogue-o fora, pois após inchado, perde suas propriedades além de virar foco de mofo.

Conjunto elétrico

O certo a se fazer, é trocar todos os chicotes elétricos atingidos por enchente e alagamento.

Com o passar do tempo, as micropartículas de água que ficaram depositadas nas cintas e conjuntos de fios, podem oxidar os componentes.

Portanto, acarretar problemas maiores e causar um prejuízo grande, melhor se antecipar quanto a isso.

E o meu seguro, tem cobertura para carro alagado e enchente?

Verifique se sua apólice tem cobertura para causas naturais, queda de árvore, por exemplo.

Mas fique atento, na maioria das vezes, o seguro cobertura quando o veículo está parado e não houve a intenção de passar na via alagada.

Caso identifiquem que o trajeto foi forçado sem o menor pudor e assumindo os riscos, muito provável que não será feito o ressarcimento financeiro.

Por isso, em caso de dúvidas espere a chuva passar e o nível da água diminuir para seguir o trajeto.

Faça uma visita a Planet Car e saia de carro novo. Clique aqui e entre em contato conosco.

Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

 

planet-car-atendimento-online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.