Carros Híbridos no Brasil

carro híbrido
Seguindo a tendência mundial os carros híbridos no Brasil estão ganhando potência, nós iremos avançar na produção e distribuição dos híbridos nos próximos anos. E como isso será feito? Após a liberação do Rota 2030, o programa que dá incentivos fiscais às montadoras de veículos pelo governo. Inicialmente haverá redução do imposto sobre produtos industrializados, apenas para carros híbridos e elétricos. A expectativa é que o percentual de IPI sobre esses veículos menos poluentes, caia dos atuais 25% para o intervalo entre 7% e 18%. Além do mais, a partir de 2022, a redução do IPI deve começar a valer também para carros comuns que atingirem metas de eficiência energética, os percentuais nesse caso, ainda estão em definição. Neste artigo vamos detalhar tudo o que você precisa saber na hora de escolher se vale a pena, principalmente para o seu bolso, trocar o seu carro por um novo modelo de veículo híbrido.

O que são carros híbridos?

É o veículo que combina dois tipos de propulsão, tanto elétrico, gasolina, hidrogênio, portanto que tenha mais de uma variedade de motor. Eles podem trabalhar juntos ou alternados, dependendo do modo de utilização do carro. Nos híbridos paralelos, tanto o motor elétrico quanto o motor a combustão geram tração para mover as rodas do carro. O híbrido-série, apenas o motor elétrico gera tração e o motor a combustão é usado para alimentar a bateria. O híbrido-misto tem a estrutura mais complexa dos três. Um conjunto eletronico avalia, o tempo inteiro, as condições do veículo e do percurso.

Quando o motor elétrico é ativado?

Ford Fusion Híbrido - desempenho, conforto e economia.
Ford Fusion Híbrido – desempenho, conforto e economia.
Isso varia de modelo, alguns fazem a leitura dinâmica no decorrer do percurso e ajustam o melhor momento, outros funcionam até certa velocidade, depois usam o motor a combustão para ajuda na potência e desenvolvimento, como no caso do Ford Fusion Hybrid, que funciona até os 100km/h apenas com o motor elétrico.

O consumo de combustível é realmente menor?

Sem sombra de dúvida,  o carro híbrido gasta muita menos combustível e sem perder potência. Em alguns testes com híbridos, alguns modelos chegaram a impressionantes 25km/l na cidade, rodando com gasolina.

Como é feita recarga da bateria?

O próprio motor a combustão faz a recarga da bateria, as frenagens regenerativas também auxiliam nesse processo, então você não precisa colocar o carro em uma tomada, diferente do veículo somente elétrico. Apenas alguns carros com tecnologia plug-in, contam com estrutura para carregamento por tomada, são muito raros e com um preço bem salgado:
  • BMW i8
  • Porsche Cayenne S-Hybrid
  • Porsche Panamera E-Hybrid
  • Volvo XC90 T8 Hybrid
    Volvo XC90 Híbrido - SUV esportivo com interior de luxo.
    Volvo XC90 Híbrido – SUV esportivo com interior de luxo.

Quanto eu consigo rodar com um tanque?

Isso vai depender muito do carro, modelo, trajeto e com as novas tecnologias, o mais comum é o motor elétrico rodar cerca de 40 km de percurso.

Vale realmente a pena trocar o seu carro atual por um carro híbrido?

  • O preço de compra de um carro híbrido é igual ou muito próximo ao comum a combustão.
  • O valor da manutenção é igual ou menor, por exemplo, quando falamos dos freios, quando a próprio motor elétrico cumpre essa função em alguns casos, poupando pastilhas, discos, suspensão e amortecedores.
  • Consumo de combustível notadamente menor
  • Desvalorização na média do segmento
  • Na cidade de São Paulo, os carros híbridos têm desconto de 50% no IPVA Se você gostou das informações e dos novos incentivos aos Carros Híbridos no Brasil, vale a pena ficar de olho nas novidades, antes de garantir o seu próximo carro, pois os híbridos chegaram para ficar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.