Como dirigir com câmbio automático?

como-dirigir-com-câmbio-automático

Nunca foi tão fácil comprar um carro automático, mas será que você sabe como dirigir com câmbio automático?

Eles estão em praticamente todos os modelos, até mesmo nas versões mais básicas de veículos antigamente conhecidos como populares.

Mesmo assim, ainda existem muitas pessoas com algumas dúvidas sobre o uso correto e especialmente a manutenção deste modelo de câmbio. Confira a seguir sobre o funcionando:

Como dirigir com câmbio automático?

Lembre-se que, por motivos de segurança, os modelos com caixa automática só dão a partida com o freio acionado. Ou seja, se você virar a chave – ou apertar o botão start – sem fazer isso, o motor simplesmente não liga.

Logo em seguida, ainda com o pedal no freio, mova a alavanca do câmbio para a posição “D”. Assim que soltar o pedal do freio, o carro já começa a se movimentar. Mas antes, não esqueça de liberar o freio de mão ou estacionamento.

Algo básico para quem não tem costume ou prática em dirigir, mas que para motoristas que dirigem sempre carros manuais é. Esqueça o pé esquerdo.

como-dirigir-com-câmbio-automático

Ele não é utilizado em um carro automático, onde apenas o direito cumpre as missões de acelerar e frear o veículo. A dica é importante para se evitar sustos e até acidentes.

Um motorista comum, que não é um piloto profissional, dificilmente terá a sensibilidade no uso do pé esquerdo sobre o pedal do freio.

Mesmo que o condutor pense e tenha consciência do que vai fazer, a força aplicada ao pedal é sempre muito maior que a necessária e isso pode provocar frenagens muito fortes e repentinas se o motorista esquecer desse detalhe.

Dá para aprender a frear com o pé esquerdo, mas só com alguma prática e atenção, então é melhor deixar ele de lado.

Qual a melhor maneira de utilizar esse câmbio?

O motorista deve selecionar as posições do câmbio automático com suavidade.

Importante lembrar que o pedal do freio deve ser acionado antes de realizar qualquer troca.

Não é recomendável engatar as marchas “P” e “R” com o veículo em movimento.

E não há necessidade de engatar a posição “N” a cada vez que o veículo para em um semáforo.

Basta manter o pé no freio, mesmo com o carro engatado na posição “D”

O que significam as letras do câmbio automático?

Todo câmbio automático possui quatro posições: P, R, N, D e alguns modelos contam com a L e S, veja o que cada uma delas significa.

letras-como-dirigir-com-câmbio-automático

P – Parado: o ‘P’ nesse caso, vem do inglês, da palavra ‘parking’, que significa estacionar. Ao parar completamente o veículo e estacioná-lo, coloque o câmbio no ‘P’, assim o carro será impedido de se movimentar. O câmbio travará as rodas, fazendo com que o veículo não saia do lugar, mesmo que o motor esteja funcionando.

N – Neutro:  nessa posição, o câmbio automático fica sem marcha engatada, assim como nos carros com transmissão manual.  O neutro ou ponto morto foi criada basicamente para uma emergência, como, por exemplo, precisar rebocar ou movimentar o carro com motor desligado.

É importante ressaltar, que de forma alguma deve-se colocar na posição ‘N’, em uma descida, além de forçar os freios, é perigoso causa super aquecimento nos discos e não ajuda a economizar combustível.

R – Ré: quando for necessário dar ré no carro, é na posição ‘R’. No carro automático a ré só deve ser engatada com o carro completamente parado. Acionar a ré no carro automático com ele em movimento gera um tranco muito forte no câmbio e se for feito repetidas vezes, provavelmente terá que visitar o mecânico muito antes que imagina.

D – Dirigir: tradução de Drive, é através dela que o câmbio automático faz as trocas de marcha de acordo a velocidade do veículo.  Como não há embreagem no carro automático, é só ir controlando a velocidade através do pedal do acelerador. Quando quiser reduzir um pouco a velocidade é só aliviar o pé no acelerador ou usar o freio se precisar diminuir a velocidade mais rapidamente.

L – Low:  alguns câmbios automáticos contam também com a posição ‘L’ de Low, que em tradução direta significa baixa, ao selecioná-lo, as primeiras marchas são selecionadas, ou seja, mais força para o motor, para subir aclives acentuados.

Essa posição também cumpre a função de freio motor e deve ser usada em descida para auxiliar os freios a segurarem o carro, além de ajudar a reduzir desgaste dos freios, discos e pastilhas.

S – Sport: essa opção nos câmbios convencionais não irá deixar o carro mais potente, porém muda as respostas da transmissão e deixa o carro automático mais esperto. O modo faz o motor trabalhar em giros mais altos e esticar as marchas a cada mudança.

Para estacionar em um morro, primeiro é o freio de estacionamento

Quando se estaciona um carro automático em um morro, subida ou descida, há um detalhe importante que deve ser observado.

utilizando-freio-de-estacionamento-corretamente

A primeira ação é acionar o freio de estacionamento (o freio de mão) e, só depois, colocar a alavanca na posição P (Parking).

Mas, na hora de sair, a operação se inverte: primeiro, deve-se colocar a alavanca em D (Drive) e, só depois, solta-se o freio de mão.

Obedecer essa sequência é fundamental para evitar que a alavanca do câmbio automático trave na posição P devido ao peso do veículo.

Manutenção: fique atento ao óleo do câmbio automático

Alguns veículos automáticos dispensam a necessidade de se fazer a troca do óleo do câmbio.

troca-de-oleo-cambio-como-dirigir-com-câmbio-automático

O manual do proprietário deve ser consultado para saber se o modelo em questão tem essa exigência. E, mesmo para os carros que a dispensam, é preciso fazer uma checagem periódica no nível do fluido, já que é possível que aparece um imprevisto vazamento.

Compre seu carro automático na PlanetCar Seminovos 

Saia de carro novo em menos de 1 hora!

Você vende, troca ou compra seu carro seminovo, ou 0 km em poucos minutos. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores.

planet-car-zona-norte-sp-seminovos

Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

One thought on “Como dirigir com câmbio automático?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.