Como escolher Pneus: Vamos descobrir agora todas as especificações.

Os Pneus são a parte do carro que dão a aderência necessária para a movimento. Eles são responsáveis pelo atrito entre o carro e o solo, transmitindo a força do motor.

Muitas vezes esquecido no momento da manutenção, os Pneus são um dos itens de segurança mais importantes do veículo. Você sabe o que são todas aquelas letras e números no Pneu do seu carro? Vamos descobrir agora todas as especificações básicas e técnicas. Como exemplo, utilizaremos o Pneu da foto abaixo com as seguintes informações: 195/55 R15 85H pneu planet car seminovos Como podemos perceber esses números e letras estão em destaque na lateral, pois são as informações mais importantes para o consumidor na hora da compra.  Seguem os pontos principais:
  • 195: Largura do Pneu (em milímetros) 
  • 55: Altura do Pneu (% da largura), ou seja, 107,25mm
  • R: Diâmetro do aro (em polegadas)
  • 85: Índice de Carga 515 Kg em cada Pneu (Vide Tabela)
  • H: Índice de Velocidade 210 km/h (Vide Tabela)
Porém, não devemos deixar de lado todos as outras referências, de suma relevância.

Treadwear

É o índice que afere a durabilidade do, normalmente está em Pneus que podem ser exportados aos EUA, onde é obrigatória essa informação.  Para informar esse índice de durabilidade, são feitos vários testes em circuitos fechados, onde os pneus são utilizados e comparados em relação à sua taxa de desgaste da borracha. O Treadwear é localizado na faixa lateral do Pneu. O número pode variar entre 60 e 700, quanto menor, mais rápido será o desgaste.  Para questões de comparação, um Pneu com índice 100 dura 40% mais do que um de índice 60, do mesmo modo que um de índice 500 dura 5 vezes mais do que um de índice 100. pneu treadwear planet car seminovos

TWI

É a marcação em relevo e que aponta o desgaste máximo permitido. Pode ser verificado na banda de rodagem entre os sulcos do Pneu Quando os sulcos chegam no nível do TWI, significa que o Pneu possui 1,6 mm de desgaste. Ou seja, chegou no limite máximo de desgaste e deve ser trocado imediatamente.  Se parado por uma autoridade de trânsito e constatado essa irregularidade, o motorista leva uma multa grave e 5 pontos na carteira. E o mais importante dessa marcação, é a segurança por falta de aderência e principalmente grande possibilidade de aquaplanar em pisos molhados.
 twi planet car seminovos
Fique de olho no TWI! Troque os Pneus quando essa marcação alcançar a mesma altura da superfície dos sulcos.

DOT

Data de fabricação do Pneu. É identificado por 4 números. Os dois primeiros representam a semana e os dois últimos, o ano. Pneus com mais de 5 anos de fabricação não devem ser adquiridos. Mesmo se não tiver sido usado e armazenado em local adequado, a utilização não é recomendável, pelo desgaste e ressecamento natural dos componentes do Pneu. No exemplo abaixo, temos um fabricado na 18.ª semana do ano de 2014. dot pneus planet car seminovos

Construção de Pneus

Radial: São os melhores, mais modernos e eficientes em termos de consumo de combustível, resistência ao desgaste, estabilidade, conforto e contra perfurações. Praticamente todos os Pneus fabricados na atualidade são radiais. Diagonal Cintado: Geralmente utilizado em máquinas de grande porte, como empilhadeiras, veículos florestais e que não dependem de altas velocidades, mas sim de eficiência contra cortes e impactos. Diagonal: São Pneus de tecnologia antiga, mas ainda utilizados para estradas não pavimentadas, devida a capacidade de resistir a cortes laterais e baixo custo.
radial pneus planet car seminovos
Construção de um Pneu

Tipos de banda de Rodagem

Assimétrico: Com duas bandas de desenhos diferentes. Ideal para pisos secos e molhados, mais eficientes e também mais caros. Direcional: Possui desenho que direciona a rodagem, só pode ser montado na direção dos sulcos, é mais eficiente em pistas molhadas mas também mais ruidoso. Geralmente utilizado em modelos esportivos. Simétrico: Tem o desenho igual na banda de rodagem e pode girar para os dois lados. É mais silencioso, tem menor custo e ótimo desempenho. É o mais utilizado em carros populares. 
simetria pneus planet car seminovo
1 — Assimétrico                       2 — Direcional                    3 — Simétrico
 

Qual tipo de Pneu utiliza no seu carro? Está satisfeito com a qualidade dele? Compartilhe conosco.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o mundo automotivo? Acompanhe o nosso Blog

Converse com nosso time de vendas de carros seminovos na Zona Norte de São Paulo – Planet Car

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.