Qual é o conceito de Downsizing em Motores?

downsizing em motores

Downsizing é um conceito polêmico que tem sido bastante utilizado na indústria automobilística. 

Basicamente, consiste na diminuição de tamanho do motor e das cilindradas, visando, eficiência sem perder os valores de potência e torque.

Em alguns casos, os motores menores que utilizaram o Downsizing, são até mais potentes e eficientes que seus modelos antigos e maiores.

Surgiu na última década, em razão da necessidade de reduzir as emissões de co2 na atmosfera.

Reduzir o consumo de combustíveis fósseis devido ao aumento do preço do petróleo e a possibilidade de uma escassez no futuro.

Motor Turbo 4.8 V8 – Mesmo Torque e Potência de um Motor Aspirado 6.3 V12

Como funciona?

Para detalharmos o funcionamento dos motores que utilizam o Downsizing, utilizaremos como referência a linha de motores TSI do grupo Volkswagen

Mais especificamente do motor 1.0 TSI utilizado no UP e antigamente no Golf aqui no Brasil.

Tudo começa pelo sistema de admissão do motor, devido á adição de um turbo compressor.

O motor consegue respirar mais oxigênio para queimar com o combustível, ocasionando um aproveitamento maior na hora da queima, aumentando a potência e o torque do motor.

Além do turbo, o motor possui o sistema de injeção direta, do qual injeta o combustível sob alta pressão diretamente na câmara de combustão, fazendo com que aja menos perda de combustível durante a fase de admissão.

downsizing em motores
Motor 3 Cilindros – Mais econômicos, torque e potência com menos peças

Mas qual desses fatores tornam o carro mais econômico?

Simples, devido ao pico de torque ser atingido em baixas rotações em situações onde necessita uma aceleração um pouco maior do que o normal.

O motor já tem toda a força para empurrar o carro sem a necessidade de pressionar ainda mais o acelerador.

A diminuição na emissão de poluentes é justificado através do tamanho dos cilindros, que por serem menores, a quantidade de combustível queimada é menor.

Com o passar do tempo, muitas montadoras aderiram ao conceito de Downsizing, não só para o modelo de entrada, mas também nos mais esportivos.

Jetta GLI – Motor Turbo 2.0 com 230cv graças a tecnologia

Essa adoção nos modelos esportivos tem recebido criticas do pessoal da velha guarda, devido à substituição dos icônicos motores V12 e V8, que estão sumindo do mercado.

Apenas para título de comparação, não é uma regra, mas basicamente Potência / Torque de carros Turbos contra Aspirados:

Motor TurboMotor Aspirado
1.01.6~2.0
1.42.0~2.5
2.03.0~3.6
Equivalência Média Potência/Torque entre Turbo e Aspirados

Até mesmo marcas como Ferrari, com seus famosos motores V12, está dando espaço para os menores e turbinados.

E você? Gosta de Downsizing em motores?

Os modelos turbo 1.0, 1.4, 2.0, menores, mais econômicos e menos barulhentos ou dos antigos 2.0, 3.0, 3.6 aspirados? 

Também temos que falar dos novos motores 3 cilindros para dar continuidade a esse assunto, mas isso fica para um próximo artigo.

Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.