Freio do carro: Cuide bem, você ainda vai precisar dele

trocar-as-pastilha-de-freio-do-carro-freio-a-disco-nas-quatro-rodas-fluido-de-freio-como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp-freio-do-carro

Normalmente nos artigos do nosso Blog, comentamos sobre potência, cavalaria, torque, quantos segundo determinado carro demora para atingir os 100 km/h, porém, mais importante do que acelerar, se deve pensar: como eu faço para diminuir a velocidade com segurança, utilizando o freio do carro?

Será que devo me preocupar com qualquer barulho? De quanto em quanto tempo devo realizar a manutenção desse componente? Confira tudo isso e muito mais a seguir, tenho certeza que ajudará a economizar um bom trocado ao deixar o seu carro no mecânico.

como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp Ouça o seu carro para identificar problemas no freio do carro

freio-a-disco-nas-quatro-rodas-fluido-de-freio-como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp-freio-do-carro

Apesar de os carros falarem apenas em filmes e desenhos animados, é popularmente sabido que na espreita de um problema, eles deixam claro que um possível defeito ou manutenção deverá ser feita, seja visual, sonora ou por alerta de luzes no painel.

Caso a luz do freio de mão acender ou piscar, provavelmente as pastilhas já estão excessivamente deterioradas, um vazamento de fluido de freio ou uso de muito óleo no momento da frenagem (por conta do desgaste da pastilha, é injetado maior quantidade de óleo para empurrá-la contra os discos)

Ruídos ao frear são sintomas de desgaste das pastilhas e dos discos. Em alguns casos, esses ruídos acontecem por ferrugem (ou umidade entre a pastilha e disco, que devem sumir em instantes após o começo da condução)

Ao sentir trepidações, os discos de freios podem estar desalinhados e empenados, impossibilitando a pressão adequada do conjunto.

como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp Verifique o fluido de freio do carro periodicamente

fluido-de-freio-como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp-freio-do-carro

Esse item é fundamental para o bom funcionamento do sistema de freios.

Ele transfere força às pastilhas, permitindo assim que o carro pare. O uso dos freios faz o fluido ser contaminado naturalmente por ar e água, passando a ferver com temperaturas mais baixas, diminuindo o seu desempenho.

Faça a manutenção por tempo ou quilometragem, como explicado no manual do seu carro.

como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp Sempre use o freio motor em descidas

como-usar-o-freio-motor-na-descida-da-serra-freio-a-disco-nas-quatro-rodas-fluido-de-freio-como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp-freio-do-carro-concessionária-de-carros-em-sp

Mantenha o carro engrenado, isso limita a aceleração, aliviando os freios e economizando combustível

Normalmente em descidas de serra, é utilizada a 2.ª ou 3.ª marcha, dependendo da litragem e RPM do seu motor.

Não se preocupe com o barulho das altas rotações, acima de 4000, por exemplo, você estará poupando todo o sistema de freios e assim que for necessário, poderá utilizá-lo sem medo, pois não terá problemas de superaquecimento e empenamentos.

como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp Fique ligado no trânsito

frenagem deve sempre ser feita com cuidado, com intenção de reduzir a velocidade gradualmente, a medida que se chega ao ponto de parada.

Como os freios são muito exigidos no trânsito anda e para das grandes cidades, preste atenção nos semáforos vermelhos, não há necessidade de acelerar tudo que dá para depois de poucos metros, parar o carro com tudo, jogando todo o peso nas rodas dianteiras, desgastando as pastilhas precocemente.

Outra dica vale para os quebra-molas, famosas lombadas (fora os inúmeros buracos), não deixe para frear em muito cima delas e sim, bem antes, a sua suspensão e freio do carro agradecem.

como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp Utilize peças de qualidade

freio-a-disco-nas-quatro-rodas-fluido-de-freio-como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp-freio-do-carro

Isso vale para qualquer componente ou qualquer item de segurança, sendo de carros ou não.

Você acredita que valha a pena arriscar a sua vida e da sua família para economizar alguns reais (R$) para a manutenção de um peça tão importante como o conjunto de freio do carro?

Nesses momentos, não fique na dúvida e dê preferência para peças de qualidade, originais, homologadas e com procedência.

De maneira nenhuma, use peças usadas ou de procedência duvidosa, o barato sempre sai caro (e muito).

como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp Evite frear em curvas para preservar o freio do carro

Como já explicado anteriormente, antecipe-se ao momento da frenagem, nunca pise com tudo no freio do carro, além de gastar mais combustível, com acelerações desnecessárias, o freio também sofre com essa prática.

Apesar de ser mais comum do que se pensa, muitos motoristas deixam para frear bem no meio da curva e isso está totalmente errado.

Além de uma situação de extremo risco, especialmente com a pista molhada, os pneus podem perder o atrito com o asfalto e sofrer a tão temida aquaplanagem, jogando o carro para fora da via.

Freie suavemente ainda na reta, diminua a velocidade para contornar a curva com segurança sem precisar pisar nos freios. Esse cuidado protege seu bolso e, principalmente, sua vida!

como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp Troca por pastilhas novas

trocar-as-pastilha-de-freio-do-carro-freio-a-disco-nas-quatro-rodas-fluido-de-freio-como-cuidar-do-seu-freio-a-disco-planetcar-seminovos-loja-de-carros-zona-norte-sp-freio-do-carro

Quando trocar as pastilhas de freio, seja mais tranquilo ao pisar no freio.

Nos primeiros 300 quilômetros após a troca, as pastilhas têm uma maior resistência e como estávamos acostumados com a antiga já gasta, temos a sensação de estar pisando em uma almofada.

Isso é totalmente natural para pastilhas novas. Por isso não é preciso se apavorar, apenas ter um pouco mais de precaução.

Como nesse mundo automotivo, tudo é relativo conforme a versão, modelo, idade, maneiras de condução do motorista, verifique no manual do usuário do veículo, quais os prazos para troca das pastilhas e discos.

Na PlanetCar Seminovos você sai de carro novo em menos de 1 hora!

Você vende, troca ou compra seu carro seminovo, ou 0 km em poucos minutos.

Clique aqui e entre em contato com nossos consultores.


Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.