Gasolina ou Etanol? Qual devo escolher?

Gasolina etanol

Tipos de combustível: como acabar com a indecisão gasolina ou etanol?

O que é Etanol?

Imagem de um bomba de Etanol, que no Brasil é produzido a partir da cana-de-açúcar.
Etanol no Brasil é produzido a partir da cana-de-açúcar.
É um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção, nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.

Vantagens do Etanol

  • Maior potência e torque: O Etanol tem um poder calorífico menor que a Gasolina, porém como tem mais oxigênio na fórmula, ele precisa de muito menos ar, para queimar e dar energia para o motor.
         Como é necessário colocar maior quantidade de etanol, consequentemente, consegue gerar mais potência, com a mesma porção de ar, comparado com a gasolina.
  • Menor Emissão de poluentes: Motores a Etanol tendem a emitir menos poluentes, comparado a Gasolina, e muito menos que o Diesel.
         Lançando menos dióxido de carbono que a gasolina comum, devido a aspectos específicos como o processo de produção.
  • Limpeza do sistema: O Etanol tem um poder de limpeza muito grande para os resíduos de gasolina, como, por exemplo, a borra que ela deixa nos bicos injetores. É recomendável colocar 1 tanque de etanol a cada 4 tanques de gasolina.
           Dica: O mesmo vale para o Etanol, não é recomendado utilizar somente esse tipo de combustível ininterruptamente, pois pode criar uma camada de goma, que prejudica o motor. O ideal é revezar o combustível quando parar no posto.

Desvantagens do Etanol

  • Lei da Oferta e Procura: Quando é produzido combustível no lugar dos alimentos, a tendência é ficar mais escasso e encarecer o preço desses itens, como a cana-de-açúcar e milho.
  • Corrosão: Seguindo a legislação brasileira, a quantidade de 4% de água adicionada no etanol, compromete peças metálicas do carro, principalmente o escapamento, onde é de fácil visualização.
         Antigamente, os tanques de combustíveis eram de metal, o que trazia ainda mais problemas relacionados a corrosão, hoje os de plástico polietileno, não sofrem mais com isso.
  • Ligar motor no frio: O etanol condensa nas paredes da admissão e em vez de entrar em forma de vapor, acaba virando liquido dentro do motor.
          Em baixas temperaturas, em torno de 15 °C, o etanol tem uma dificuldade enorme de inflamar, então como era feito antigamente?           Usava-se um reservatório externo de partida a frio, contendo gasolina ou como é mais comum hoje em dia, com aquecedor nos bicos injetores, elevando a temperatura do combustível, facilitando a admissão.

O que é Gasolina?

Imagem de uma bomba de A Gasolina tem alta demanda e é proveniente de fontes, não renováveis, como o petróleo.
A Gasolina tem alta demanda e é proveniente de fontes, não renováveis, como o petróleo.
É um combustível fóssil produzido a partir do petróleo. Formada por uma mistura complexa de mais de 400 hidrocarbonetos provenientes de processo de refino

Vantagens da Gasolina

  • Facilidade de ignição em baixas temperaturas: O ponto de fulgor da Gasolina é algo em torno de -42º C, facilitando ligar o carro nos dias mais frios.
  • Desgaste menor do motor e componentes: Esse combustível tem uma eficácia melhor para lubrificar os cilindros.
          Mesmo com a contaminação da gasolina no óleo do motor, essa carbonização, chamada de borra, não danifica o motor, igual à mistura de água com álcool, proveniente do Etanol.
  • Grande demanda: Devido a alta produção, é facilmente encontrada em qualquer local, mesmo aquele posto a quilômetros de distância da capital, provavelmente terá Gasolina e Diesel, diferente do Etanol, além de custar praticamente o mesmo valor em algumas regiões do Brasil.

Desvantagens da Gasolina

  • Emissão de poluentes alta: Apesar de o Diesel ser o campeão no quesito, poluição, a Gasolina também tem sua parcela de culpa e ajuda no efeito estufa, aquecimento global e chuva ácida.
         O principal produto da combustão da gasolina é o dióxido de carbono, além do óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos não queimados.
  • Não é uma fonte renovável: O petróleo é um combustível fóssil, encontrado em algumas zonas no subsola da terra, ou seja, algum dia e não sabemos quando, essa matéria-prima irá se esgotar.
         Todos os motores movidos a esse combustível deverá ser adaptado ou serão inutilizados devido à escassez.
  • Mistura de álcool: No Brasil é permitido misturar até 27% de etanol na gasolina, por este motivo, mesmo pagando o valor total, você recebe apenas 73% do combustível puro.
          Outro ponto é, caso possua um carro somente a gasolina, como são os importados em sua grande maioria, o desempenho, consumo e desgaste serão muito maiores devido a essa mistura.          Uma alternativa é utilizar as gasolinas chamadas Premium/Podium, tendo mais octanagem, permitindo aproveitamento total da potência do seu motor.  

E então, segundo todas as informações, qual você achou mais vantajoso

gasolina ou etanol?

Saiba também o que compensa mais em viagens: Gasolina ou Etanol na Estrada?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.