Carros Híbridos e Elétricos, qual é melhor?

Carros híbridos e elétricos

Será que existem muitas diferenças?

 

Primeiramente, vamos conhecer de maneira simples como Híbridos e Elétricos funcionam.

  Carro Híbrido é o veículo que combina dois tipos de propulsão, tanto elétrico, gasolina, hidrogênio, portanto que tenha mais de uma variedade de motor. Eles podem trabalhar juntos ou alternados, dependendo do modo de utilização do carro. Nos Híbridos a recarga da bateria se dá pela queima do combustível e frenagem regenerativa, assim como é feito nos Elétricos. Os veículos Elétricos também são carregados em pontos de recarga especiais ou até mesmo na tomada de casa. Para facilitar o entendimento, dividimos as vantagens e desvantagens em tópicos, veja qual faz mais o seu tipo. Ou seja, a principal diferença está no tipo de motorização:
  • Híbrido 2 motores, 1 elétrico + 1 a combustão
  • Elétrico 1 motor elétrico
Exemplo de carro Elétrico Carregando - Renault Zoe
Exemplo de carro Elétrico Carregando – Renault Zoe

Vantagens Elétricos

  • Barulho: O motor do carro elétrico não emite ruídos. Porém, no futuro, devido a regulamentações, as montadoras deverão instalar Sistemas de Alerta Acústico Veicular, enquanto os veículos estiverem a uma velocidade menor do que 20km/h ou marcha a ré.
  • Sem poluição: Não é emitido nenhum tipo de gás poluente durante o funcionamento do motor elétrico.
  • Economia inteligente: Enquanto o veículo estiver parado, não é consumido tanto energia, apenas para as luzes, ar condicionado. Diferente do motor a combustão que gasta grande quantidade mesmo imóvel.
  •  Manutenção: Por ter menor quantidade de peças no motor e aproveitar as frenagens para carregar a bateria, poupando as pastilhas e discos de freio, deixando o bolso menos dolorido na oficina.

Desvantagens Elétricos

  • Autonomia: Um dos fatores que ainda assombram os donos de carros elétricos é a distância percorrida por recarga. A média entre os “populares” varia de 200 a 300 km, lembrando, maior parte do trajeto na estrada e sem afundar o pé direito, caso contrário ficará parado esperando por um guicho.
  • Recarga: Outro ponto crítico, a demora para recarga 100% em certos modelos. Principalmente os que não vem com o “plug” de carregamento rápido, que pode diminuir em até 10 vezes o tempo. E com certeza você não vai querer carregar na sua casa, levando até 40 horas em certos modelos.
  • Preço: Os valores são elevados, pela tecnologia recente e não serem fabricados em larga escala. Desembolsar uma quantia de R$150 mil em um carro elétrico, pode não ser muito atrativo, pensando em modelos a combustão de categoria superior.
 
Ford Fusion e Toyota Prius - 2 modelos Híbridos populares no mundo
Ford Fusion e Toyota Prius – 2 modelos Híbridos populares no mundo
 

Vantagens Híbridos

  • Econômicos: Assim como o carro elétrico, possuem a vantagem de gastar menos por km rodado, devido a seu propulsor movido a eletricidade, poupando o motor de combustíveis fósseis.
  • Autonomia: Puxando pelo lado da economia, a autonomia do tanque de combustível é absurdamente maior do que um carro comum.A eficiência dos dois motores juntos, permitem que carros potentes, grandes e próximos a 2 toneladas façam o mesmo consumo de um 1.0, por exemplo, devido a toda tecnologia envolvida.
  • Incentivos fiscais: Alguns estados possuem auxílios regionais que permitem isenção ou desconto de alguns impostos, como é o caso do IPVA em São Paulo.

Desvantagens Híbridos

 
  • Peso: Por terem 2 motores, o peso desses veículos normalmente é maior que os modelos da mesma categoria com apenas 1 motor a combustão, nada de muito exagerado, mas vale lembrar. 
  • Trajeto: Caso seja uma pessoa que irá utilizar o carro somente em rodovias, não verá todos os benefícios do modelo, pois os motores elétricos, tem em sua maioria, um melhor aproveitamento na cidade, com trânsito intenso.
  • Preço: Ainda estamos melhorando as tecnologias dos carros elétricos por isso, são um pouco mais caros que os convencionais. Com o passar do tempo, com a demanda e facilidade de fabricação das peças e motores elétricos, isso irá mudar ou até mesmo se inverter. No entanto, essa diferença da compra pode ser recuperada com a  economia de combustível a longo prazo.
 

Como pudemos analisar, as diferenças entre os 2 modelos são grandes quanto a capacidade de autonomia e tempo de recarga, como é o caso dos elétricos

Para uma viagem longa, talvez o elétrico ainda não seja o mais adequado, mas se utilizado em curtas distâncias apenas na cidade, esse modelo pode ser o perfeito para você.

E concluindo, qual dos dois modelos te agradou mais entre os Híbridos e Elétricos? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.