Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 em toda a rede bancária autorizada.
A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam.
Também é no Portal da Secretaria da Fazenda que proprietários de veículos para pessoas com deficiência (PCD) poderão consultar se permanecerão com o benefício de isenção do IPVA ou se já deverão se programar para pagar o imposto de 2021.
Como faço a consulta do meu IPVA 2021 de São Paulo?
Você pode verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda mediante o número do Renavam e placa do veículo.
O proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo.
A partir de 4 de janeiro de 2021, o contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo:
- em cota única, até o dia 20 de janeiro de 2020, com desconto de 3%;
- em cota única, até o dia 25 de fevereiro de 2020, sem desconto;
- até o dia 22 de março de 2020, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.
Os contribuintes podem pagar o tributo em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar em três vezes, de acordo com o final da placa.
O primeiro pagamento deve ser realizado em janeiro e as outras duas parcelas nos meses de fevereiro e março.
Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro de maneira integral, sem desconto.
Caminhões, também contam com a opção de parcelamento em três vezes, com vencimento em março, junho e setembro.
Em São Paulo, o IPVA é condição para que seja autorizado o licenciamento anual do veículo.
O que acontece se eu atrasar o pagamento do IPVA?
Esqueceu de pagar o imposto em dia? A multa é de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Para onde vai o dinheiro do IPVA?
Do total, descontadas as destinações constitucionais, metade é para os municípios de registro dos veículos e o restante, destinados ao Estado. Os recursos são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos, como saúde e educação.
O IPVA 2021 é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mas que está diretamente direcionado aos veículos que transitam apenas por meio terrestre, tais como motos, carros, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, etc.
O destino da arrecadação do IPVA é muitas vezes atrelado as melhorias em infraestrutura nas rodovias, melhorias em ruas, sinalização ou qualquer outro serviço ligado ao transporte, mas na lei que determina o recolhimento do imposto não há determinação para onde o dinheiro deve ser aplicado especificamente.
De modo geral, o recolhimento do IPVA é somado a outros tributos recolhidos, somado ao total da administração pública.
É possível pagar o IPVA 2021 com cartão de crédito?
Sim, é possível realizar o pagamento com cartão de crédito, porém existem juros e taxas que cada uma das empresas credenciadas determinam.
Elas têm autonomia para definir as condições comerciais das transações (número possível de parcelas, juros aplicáveis e outras taxas a serem cobradas), mas apenas repassam à Secretaria da Fazenda e Planejamento o valor exato do débito. Segue lista:
Com certeza você encontrará o carro dos seus sonhos aqui, na Planet Car! Clique aqui e entre em contato com nossos consultores
Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog