Muitos mitos e verdades no mundo automotivo são polêmicos.
Posso deixar uma ladeira em ponto morto? Se eu calibrar os pneus quentes, dá na mesmo que frios? Carro Flex vicia utilizando o mesmo combustível sempre?
Confira a nossa lista de lendas, mitos e verdades sobre carros nesse artigo.
Mitos e verdades nos carros
Aquecer o carro parado antes de sair?
Mito
Hoje em dia não é mais necessário ligar o veículo e esperar um longo tempo para aquecer o motor, mesmo em dias frios.
Mas fica a dica, aguarde a temperatura do óleo motor (muitos modelos possuem a temperatura no painel, normalmente 90 °C) atingir o nível adequado antes de esticar em muito a RPM, isso ajuda a aumentar a vida útil dos componentes.
Como cada carro se difere, consulte no manual do proprietário.
Encher o tanque de combustível além do limite pode comprometer componentes do veículo?
Verdade
Isso pode danificar o cânister, peça localizada entre o tanque de combustível e a admissão do motor.
O cânister é um filtro de carvão ativo que tem como objetivo coletar o vapor do combustível gerado no tanque, filtrá-lo e assim que a válvula do cânister é aberta, libera este vapor filtrado para o sistema de admissão do motor.
É melhor pisar na embreagem ao ligar o carro?
Verdade
Além de não correr o risco de dar a partida com o carro engatado se a transmissão for manual, evitando o ‘tranco’ e causar um acidente.
Também tem a vantagem que o motor desacopla completamente do câmbio, reduzindo o esforço do motor de partida e bateria.
Posso deixar a mão na alavanca de câmbio enquanto dirijo?
Mito
Com certeza o prejuízo será alto, causa danos a caixa de marchas e desgastes nas buchas da alavanca de marchas (trambulador)
Esteja preparado para possíveis multas, pois também é proibido dirigir apenas com uma mão no volante.
Carro Flex vicia utilizando o mesmo combustível sempre?
Mito
O próprio sistema do carro flex identifica o combustível que você está colocando, através do sensor lambda e faz os devidos ajustes necessários para a queima.
Rodar com o tanque na reserva danifica o carro?
Verdade
Alguns falam que não, outros que sim, mas a verdade é que isso diminui de pouco em pouco a vida útil da bomba de combustível.
Chegar de vez em quando na reserva não tem problema, o que estraga a bomba de combustível é colocar pouquíssimo combustível mesmo já estando na reserva.
Em aclives e declives, pode-se ter um grande desnível e ao sugar o combustível não ter o suficiente para resfriar as mangueiras, sobreaquecendo o componente.
Calibrar pneu tanto frio quanto quente dá no mesmo?
Mito
Tudo que esquenta, expande, e o mesmo vale para os Pneus.
Por este motivo, o ideal é calibrar os pneus logo após dar a partida no motor ou aguardar no mínimo 4 horas para esfriarem completamente.
O ideal é segurar o carro no freio estacionamento ao parar em subidas?
Verdade
Em veículos com câmbio manual, além de ter maior controle na subida, evitando que o veículo desça, ajuda a preservar a vida útil da embreagem.
Viajar com os vidros abertos aumenta o consumo de combustível?
Verdade
As janelas abertas geram grande resistência aerodinâmica, prejudicando o consumo.
Acima de 80 km/h, é melhor ligar o ar-condicionado e viajar com os vidros fechados, acredite, o consumo é ligeiramente menor.
Manter o pé no pedal de embreagem prejudica o sistema?
Verdade
Nunca deixa seu pé descansando no pedal de embreagem, a não ser que goste de visitar o mecânico.
Acione o sistema apenas nas trocas de marchas e retire logo em seguida.
Gás do ar condicionado fica velho, necessitando trocá-lo?
Mito
A única razão para recargas ou substituições é em casos de vazamento no reservatório, ou mangueiras.
Caso contrário, o gás durará a vida útil do veículo.
Descer em ponto morto economiza gasolina?
Mito
Além de perigoso, pelo desgaste e perda dos freios por excesso de temperatura, descer a serra na “banguela” como muitos dizem, não economiza combustível.
Os carros atuais possuem injeção eletrônica, isso quer dizer que, durante uma descida, o sistema identifica que não é preciso injetar mais combustível no motor.
Mesmo sem utilizar o Pneu por muitos km, posso rodar com ele até o limite do TWI?
Mito
Apesar de não terem rodado por razão da distância, as borrachas dos pneus desgastam e ressecam, podendo causar graves acidentes quando em altas velocidades.
A garantia de fábrica da maioria dos pneus é de até 5 anos a partir da data de fabricação.
Vidros escuros ajudam a reduzir o calor?
Verdade
Sim, as películas insulfilm não só reduzem a intensidade da luz como também diminuem a radiação solar e a temperatura interna do painel em até 20%.
Posso pegar meu carro 0 km e acelerar sem preocupações?
Mito
Mesmo com o aumento da tecnologia na produção das peças, os carros fabricados hoje em dia ainda precisam de tempo para amaciar o motor, ou seja, todos os componentes se ajustarem e encaixarem perfeitamente.
Consulte o manual do veículo, cada modelo precisa de determinada quilometragem, que pode variar de 1000 a 3000 km rodados antes de subir o giro do motor no limite.
Você conhecia todos esses mitos e verdades sobre carros? Ficou faltando algum? Deixe aqui nos comentários!
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2 thoughts on “Mitos e verdades no mundo automotivo. Dicas importantes!”
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Bela matéria .
Ótima matéria