Monobloco ou Chassi | Diferenças de estrutura e vantagens

monobloco-ou-chassi-mqb-planet-car

Existem semelhanças entre monobloco e chassi? Basicamente, chassi é a definição da estrutura na qual se constrói um veículo.

Todos possuem um chassi, não importando o tipo de construção, seja grande, pequeno, comercial, ônibus, automóvel de passeio, caminhão ou máquina agrícola.

Em motos, essa estrutura se chama quadro e em volta dele, são inseridos todos os componentes.

Cada plataforma possui uma característica: melhorar produção e reduzir custos ao compartilhar a mesma construção básica de uma estrutura em uma determinada linha de modelos.

Ou seja, funciona como o brinquedo “LEGO“, onde existem uma base padrão e todas as peças podem ser trocadas e adaptadas a carroceria sem grandes mudanças no projeto.

Isso facilita a produção desde o início, em rabiscos no papel, até colocar os veículos em circulação.

monobloco-ou-chassi-mqb-planet-car
Plataforma Volkswagen MQB (Modularer Querbaukasten)

Por exemplo, a partir da nova plataforma MQB da Volkswagen pode-se construir desde o Polo até o Passat, com todas as variações necessárias.

Seguindo com essa introdução, podemos, agora entender melhor as diferenças entre monobloco e chassi, assim como as suas vantagens e desvantagens.

Monobloco

monobloco-ou-chassi-mqb-planet-car

Essa é a estrutura mais comum nos carros modernos.

Sua construção é realizada pela união de diversos componentes, a partir de chapas de aço de diversos tipos e tamanhos por processos de soldagem, rebitagem, colagem e parafusamento.

O assoalho é estampado com o restante da lataria, dessa maneira, todas as partes saem da linha de montagem como uma peça única.

Por essa característica, da-se o nome de monobloco.

Os componentes metálicos já prontos dos processos iniciais, são unidos parcialmente uns com os outros por encaixe e/ou dobramento, para posterior soldagem.

Todos os itens da carroceria soldados ao monobloco, como para-lamas, teto e assoalho, são estruturais e têm a função de absorver impactos em caso de acidente.

A desvantagem é a substituição sem um novo processo de soldagem, o qual afeta a rigidez do conjunto.

Vantagens

  • Escalabilidade – fácil de produzir em grandes quantidades
  • Versatilidade – possível fabricar diversos modelos na mesma linha de montagem
  • Segurança – as modificações para aderir às novas normas são fáceis e não é necessário começar um projeto do zero
  • Padronização – maior controle na produção e qualidade do produto final

Desvantagens

  • Alto custo de desenvolvimento – apenas grandes montadoras conseguem desenvolver um projeto monobloco pelo alto custo inicial
  • Alta complexidade de engenharia – grande quantidade de componentes e insumos
  • Acidentes – não é possível reestabelecer a estrutura perfeitamente caso alguma coluna, teto ou longarina seja danificada, nesses casos é considerado perda total

Carroceria sobre chassis

monobloco-ou-chassi-mqb-planet-car
Estrutura de Chassi normalmente utilizado em veículos de grande porte

É comumente utilizado em picapes, ônibus e caminhões devido à sua robustez e versatilidade na instalação, manutenção e substituição de equipamentos.

Sua construção foi a primeira a ser utilizada em larga escala e consiste em uma estrutura de perfis de aço.

Antigamente também era utilizado na fabricação dos automóveis antigos, mas na década de 60,  começou a ser substituída pelo monobloco por razões de peso, comportamento dinâmico, segurança e evolução nos processos de produção.

Toda a carga estrutural é suportada pela estrutura de perfis de aço, e sua carroceria não exerce função estrutural.

Apesar de ser um conjunto pesado, possui a grande vantagem da fácil substituição dos componentes mecânicos e de carroceria.

O que era normalmente realizada em alguns países, como é conhecido hoje como upgrade, trocavam-se lanternas, faróis, para-choques por modelos mais recentes da moda.

Como eram unidos apenas ao chassi por parafusos e/ou rebites, a troca era feita por qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, pois todos os componentes não faziam parte da estrutura do veículo.

Vantagens

  • Pode ser produzido em larga escala
  • Alta capacidade de carga, rigidez e durabilidade
  • Versatilidade na utilização de implementos e equipamentos
  • A carroceria não é estrutural e as modificações são feitas com facilidade

Desvantagens

  • Alto peso total
  • Desempenho inferior aos outros tipos em impactos
  • Dificuldade de adequação às normas de segurança veicular
  • Comportamento dinâmico inferior
  • Maior presença de ruídos quando com o passar do tempo

Quais suas considerações sobre cada plataforma? Prefere Monobloco ou Chassi?

Com certeza você encontrará o carro dos seus sonhos na Planet Car! Clique aqui e entre em contato conosco.

Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

 

planet-car-atendimento-online

   

 

One thought on “Monobloco ou Chassi | Diferenças de estrutura e vantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.