Existem semelhanças entre monobloco e chassi? Basicamente, chassi é a definição da estrutura na qual se constrói um veículo.
Todos possuem um chassi, não importando o tipo de construção, seja grande, pequeno, comercial, ônibus, automóvel de passeio, caminhão ou máquina agrícola.
Em motos, essa estrutura se chama quadro e em volta dele, são inseridos todos os componentes.
Cada plataforma possui uma característica: melhorar produção e reduzir custos ao compartilhar a mesma construção básica de uma estrutura em uma determinada linha de modelos.
Ou seja, funciona como o brinquedo “LEGO“, onde existem uma base padrão e todas as peças podem ser trocadas e adaptadas a carroceria sem grandes mudanças no projeto.
Isso facilita a produção desde o início, em rabiscos no papel, até colocar os veículos em circulação.

Por exemplo, a partir da nova plataforma MQB da Volkswagen pode-se construir desde o Polo até o Passat, com todas as variações necessárias.
Seguindo com essa introdução, podemos, agora entender melhor as diferenças entre monobloco e chassi, assim como as suas vantagens e desvantagens.
Monobloco
Essa é a estrutura mais comum nos carros modernos.
Sua construção é realizada pela união de diversos componentes, a partir de chapas de aço de diversos tipos e tamanhos por processos de soldagem, rebitagem, colagem e parafusamento.
O assoalho é estampado com o restante da lataria, dessa maneira, todas as partes saem da linha de montagem como uma peça única.
Por essa característica, da-se o nome de monobloco.
Os componentes metálicos já prontos dos processos iniciais, são unidos parcialmente uns com os outros por encaixe e/ou dobramento, para posterior soldagem.
Todos os itens da carroceria soldados ao monobloco, como para-lamas, teto e assoalho, são estruturais e têm a função de absorver impactos em caso de acidente.
A desvantagem é a substituição sem um novo processo de soldagem, o qual afeta a rigidez do conjunto.
Vantagens
- Escalabilidade – fácil de produzir em grandes quantidades
- Versatilidade – possível fabricar diversos modelos na mesma linha de montagem
- Segurança – as modificações para aderir às novas normas são fáceis e não é necessário começar um projeto do zero
- Padronização – maior controle na produção e qualidade do produto final
Desvantagens
- Alto custo de desenvolvimento – apenas grandes montadoras conseguem desenvolver um projeto monobloco pelo alto custo inicial
- Alta complexidade de engenharia – grande quantidade de componentes e insumos
- Acidentes – não é possível reestabelecer a estrutura perfeitamente caso alguma coluna, teto ou longarina seja danificada, nesses casos é considerado perda total
Carroceria sobre chassis

É comumente utilizado em picapes, ônibus e caminhões devido à sua robustez e versatilidade na instalação, manutenção e substituição de equipamentos.
Sua construção foi a primeira a ser utilizada em larga escala e consiste em uma estrutura de perfis de aço.
Antigamente também era utilizado na fabricação dos automóveis antigos, mas na década de 60, começou a ser substituída pelo monobloco por razões de peso, comportamento dinâmico, segurança e evolução nos processos de produção.
Toda a carga estrutural é suportada pela estrutura de perfis de aço, e sua carroceria não exerce função estrutural.
Apesar de ser um conjunto pesado, possui a grande vantagem da fácil substituição dos componentes mecânicos e de carroceria.
O que era normalmente realizada em alguns países, como é conhecido hoje como upgrade, trocavam-se lanternas, faróis, para-choques por modelos mais recentes da moda.
Como eram unidos apenas ao chassi por parafusos e/ou rebites, a troca era feita por qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, pois todos os componentes não faziam parte da estrutura do veículo.
Vantagens
- Pode ser produzido em larga escala
- Alta capacidade de carga, rigidez e durabilidade
- Versatilidade na utilização de implementos e equipamentos
- A carroceria não é estrutural e as modificações são feitas com facilidade
Desvantagens
- Alto peso total
- Desempenho inferior aos outros tipos em impactos
- Dificuldade de adequação às normas de segurança veicular
- Comportamento dinâmico inferior
- Maior presença de ruídos quando com o passar do tempo
Quais suas considerações sobre cada plataforma? Prefere Monobloco ou Chassi?
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Muito bom este texto falando sobre Monobloco e Chassi!