Muitos tem dúvida sobre a diferença de motor Diesel e Gasolina/Flex, nesse artigo iremos falar sobre o funcionamento e algumas diferenças entre esses dois motores.
Quais as vantagens de se utilizar motor Diesel invés ao Flex em Caminhonetes?
Funcionamento de Motor Flex
Nos motores Flex, durante o primeiro tempo, a Admissão, a válvula de admissão se abre, o pistão desce e enche a Câmara com a mistura ar combustível
Em seguida, quando a válvula de admissão se fecha, começa o tempo de Compressão, onde o pistão sobe, comprimindo essa mistura.
Quando o pistão chega perto do ponto morto superior, acontece uma centelha que explode a mistura ar/combustível, iniciando o tempo de explosão e movimentando o pistão para baixo com muita força.
Na próxima meia volta do eixo virabrequim, a válvula de escampamento é aberta, e o pistão sobe empurrando todos os resíduos para fora da Câmara de explosão.

Funcionamento de Motor Diesel
Nos motores a Diesel, a válvula de admissão se abre e o pistão desde, enchendo a Câmara somente com ar.
Em seguida, no tempo de compressão, este ar é comprimido, o que eleva sua temperatura, quando o pistão chega perto do morto superior, o óleo Diesel é injetado a uma pressão em torno de 200 Bar e se inflama instantaneamente ao contato com o ar aquecido.
Essa explosão, causa uma grande força de expansão, o que faz que o pistão desça para o seu ponto morto inferior.
Na próxima meia volta do eixo virabrequim, a válvula de escapamento é aberta e o pistão sobe empurrando todos os resíduos para fora.

Algumas diferenças entre os motores
1 – Mistura
No motor a gasolina, durante a admissão, o cilindro é preenchido por uma mistura ar/combustível.
No motor a Diesel, o cilindro é preenchido por ar Puro.
2 – Borboleta
No motor a gasolina, o ar passa por uma válvula, parecido com uma borboleta que está ligado ao pedal do acelerador e que controla a quantidade de ar e combustível admitidos determinando a rotação do motor.
Na maioria dos motores Diesel, essa válvula não existe, e a quantidade de ar admitido depende da rotação do motor.
3 – Temperatura
A taxa de compressão está diretamente ligada à temperatura do ar dentro do cilindro, quanto maior a compressão, maior a temperatura.
No motor Diesel, a temperatura do ar comprimido pode até a 800º C.
No motor a gasolina/flex, ela não deve passar de 450º C.
4 – Torque
Porque os motores a Diesel são mais robustos?
Em resumo, a maior robustez de um motor a Diesel é necessária porque ele tem a taxa de compressão mais elevada e, consequentemente, gera mais torque.
Para que os componentes internos do motor – pistões, bielas e virabrequim, por exemplo – suportem a maior quantidade de energia que incide sobre eles.
É de extrema importância que eles sejam mais resistentes.
O motor com maior torque exige que o câmbio também seja mais resistente, bem como a embreagem e o eixo cardã, por exemplo.
É por esta razão que os motores a Diesel agradam à maioria dos donos de caminhonete, eles já são naturalmente mais robustos que os motores a gasolina, aliando economia e durabilidade.
O ponto negativo do motor Diesel é a alta poluição gerada.
Metais pesados altamente nocivos fazem parte da composição do diesel, eles se acumulam no organismo humano e, depois de alguns anos, chegam a causar até mesmo males neurológicos.
Estudos revelaram que as dioxinas presentes no Diesel são responsáveis por provocar as fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e câncer no aparelho respiratório.
A própria fuligem desse combustível serve como um facilitador para as alergias nas vias aéreas.
Muito! Show
Muita informação bacana!
Parabéns
Diesel somente se o comprador fizer muita quilometragem diária…..uso lazer ainda recomendo Flex…!!!
A planet car é a maior e melhor multimarcas de Sao Paulo. 👏👏👏👏👏
Belas informações.
A partir de quanto vcs tem a pickup a diesel
Pingback: Jeep Commander, irmão robusto do Compass é oficialmente revelado