Nova Gasolina: Quais foram as alterações do combustível?

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Quais as novidades da nova gasolina?

Entra em vigor em agosto a resolução da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para uma nova gasolina em todo o Brasil, com novas exigências para torná-la ainda melhor.

São três itens que a ANP resolveu estabelecer novas exigências: o ponto de vaporização/destilação, a octanagem e a densidade.

O ponto principal dessas mudanças será da densidade.

No Brasil, existe a gasolina do tipo A, que é a considerada pura, sem adição de etanol anidro, não é comercializada para o público em geral, exceto para usos específicos.

Na gasolina do tipo C, conhecida como comum e aditivada, são adicionados 27% de etanol.

No caso da gasolina premium, essa mistura é de 25% de etanol.

A quantidade de etanol adicionado no combustível não muda em nenhum dos casos.

A nova resolução 807/20 da ANP para a nova gasolina fala principalmente dessas modificações:

1 – Destilação

É a quantidade de gasolina que evapora em determinadas temperaturas.

A especificação diz que, pegando 100 ml de combustível e esquentando com uma chama baixa, após a evaporação de 10% a temperatura deve ser de pouco mais de 65 °C.

Nessa baixa temperatura, é a quantidade de gasolina evaporada logo quando se dá a partida no motor e ele ainda está frio.

O número mais importante é o de 50% de combustível evaporado, que é o funcionamento do cotidiano, sem forçar o motor.

A gasolina do tipo C deve evaporar 50% a 80 °C.

Resumindo, esse primeiro tópico de destilação não teve variação nas temperaturas de evaporação, é o mesmo utilização na resolução de 2013.

O que pode ter acontecido é a melhora na gasolina do tipo A, mas como ela não é vendida nos postos comuns, não fará diferença para o público em geral.


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2 – Octanagem

O que significa?

É a capacidade que a gasolina tem de resistir a compressão dentro do motor.

Depois que a gasolina entra vaporizada, o pistão comprime e logo vem a faísca da vela e explode, é essa força que empurra o pistão para baixo, girando o virabrequim.

São 3 medições que existem hoje no mundo:

1 – MON

2 – RON

3 – IAD

Hoje no Brasil e EUA é utilizado a medição IAD.

A RON é utilizada na Europa como referência e aqui no Brasil será veiculado nessa nova medida.

A medição RON é a do dia a dia, com uso cotidiano.

A medição MON é a utilizada para ALTA RPM e ALTA CARGA.

Como o valor RON é o maior na mesma proporção que a IAD, muitos pensaram que essa é a diferença, porém não é.

E ANP estabeleceu agora a octanagem mínima será de 92 RON.

A partir de janeiro de 2021, será obrigatória uma gasolina com 93 RON.

Resumindo, a octanagem da gasolina brasileira pode ter um pouco mais do que a Europeia e Americana.

Porém, isso se dá ao fato da nossa ter 27% de etanol na mistura, aumentando em muito a octanagem, mas com maior consumo km/l.

Os postos de gasolina tem até o início de novembro para se adaptarem e esgotarem o estoque de gasolina “velha”.


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3 – Densidade / Massa específica.

Antigamente a massa específica não tinha um parâmetro para seguir nas normas.

Dessa maneira, a gasolina poderia ser facilmente adulterada com compostos mais baratos e que dão volume ao líquido.

Agora as coisas mudaram, e essa massa específica deverá ser de 715 gramas por litro.

Caso passe de 715 gramas por litro, ótimo, caso contrário, o combustível não estará nos novos padrões regulamentados, prejudicando o seu motor.

Ou seja, quanto maior a densidade, mais eficiência, desempenho e menos consumo de combustível.


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Preço

Mas e o preço, será que aumenta na mesma proporção de eficiência e consumo?

Utilizando a densidade média antigamente utilizada no valor de 688 para 715 da nova gasolina, chegamos a um aumento de 3 / 4% na densidade.

Por enquanto não temos o valor atualizado da gasolina nova, por isso é importante ficar ligado no preço praticado em sua cidade.

Se hoje custa R$4,00  e subir para no máximo R$4,16 pode-ser até considerar um aumento “justo” pelo consumo que será proporcional, porém, além de 4% de aumento, infelizmente nós que pagaremos a mais por um produto igual.

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