Óleo de carro mineral, semissintético e sintético, qual desses é o mais apropriado para o motor do seu veículo?
Não adianta um ser melhor que o outro, você tem que respeitar o que diz no manual do carro.
Geralmente motores mais potentes, tendem a utilizar óleos mais finos e motores com baixa rotação utilizam óleos mais grossos.
Óleo Mineral
Este óleo é resultado do refino do petróleo bruto.
Ele é bastante utilizado, pois supre a demanda dos carros e motores mais antigos, por um preço mais acessível do que os outros dois tipos.

Óleo Semissintético
Este tipo de lubrificante tem características entre o mineral e o sintético.
Ele atende melhores requisitos de desempenho e durabilidade em relação aos minerais, numa condição comercial intermediária.

Óleo Sintético
Essa é uma opção com uma composição química muito mais complexa do que as anteriores.
O óleo sintético, devido aos aditivos contidos, tem como vantagem ser mais duradouro e eficiente do que os outros.
Os sintéticos, de acordo com especialistas, ajudam a preservar o motor, reduzindo o desgaste das peças e o consumo de combustível.
Ele é idealizado para os carros mais modernos do mercado, tendo um preço mais elevado, porém oferecendo ótimos resultados para os novos motores.

Quando trocar o óleo do carro?
Essa pergunta é muito polêmica e geram diversas discussões, porém, novamente, o que vale é seguir o manual do veículo, tanto para tipo do óleo recomendado, como prazo de troca.
Dependendo das condições de uso, engarrafamento, estrada de terra e poeira, uso intenso e muita carga, acabam forçando o motor, por isso, existem recomendações de trocas a cada 5 mil km.
Agora se o carro percorre apenas em rodovias asfaltadas, sem carga no motor, isso pode ser estendido para até 15 mil km.
Independente do uso, o prazo permanece sempre o mesmo, trocar o óleo a cada 6 meses.
Vale lembrar que isso não é regra, são inúmeras variações de condições de uso, modelo de motores, óleos, etc.
Siga sempre o manual do veículo!
E outro ponto importante, quando trocar o óleo do carro, troque o filtro de óleo, caso contrário a troca do óleo será em vão.
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