Nova Placa Mercosul já está em vigor no Brasil, saiba informações importantes sobre ela.
Definições
A Placa Mercosul, acabou sendo adiada várias vezes, desde a sua divulgação, mas finalmente depois de várias indas e vindas, seguindo a Resolução Nº 780, de 26 de Junho de 2019, do Conselho Nacional de Trânsito, ela será obrigatória.
A partir do dia 31 de Janeiro de 2020, todas as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de Placa Mercosul.
As principais vantagens da Placa Mercosul, são o aumento de combinações possíveis e maior segurança, para combater as clonagens e falsificações.
Mas ela foi bastante simplificada desde o início de projeto original, perdendo itens de segurança importantes, como o lacre, bandeira do estado, efeito holograma, entre outros, porém, permanecendo ao menos com o QR code.
Isso reduziu o custo de produção, no entanto, facilitou a clonagem e falsificação, justamente o ponto mais forte desse projeto, que estava sendo desenvolvido há quase 10 anos.

Preço
Não existe valor padrão e podem variar de acordo com o estado. Em São Paulo, por exemplo, o teto máximo é de R$138,24, permanecendo o mesmo da placa antiga, para moto o valor é de R$114,86.
Onde compro a Placa Mercosul?
As placas são compradas pelas estampadoras diretamente ao consumidor, sem interferência do Detran, como sempre foi feito. No site do Detran de cada estado é possível verificar as redes credenciadas.
Em quais casos é necessário trocar a placa?
-
Veículos novos –
Primeiro emplacamento Todos os veículos novos no primeiro emplacamento, é necessário utilizar o novo padrão Mercosul.
-
Veículos em circulação –
Troca de estado ou município
Assim como sempre foi feito, quando o proprietário mudar de estado ou município será necessário trocar a placa.
Furto da placa
A placa antiga não será mais comercializada, portanto obrigatório a nova placa.
Placa danificada
Placa danificada pode ser considerada se o lacre se romper.
Mudança de categoria do veículo
Nos casos de alteração para veículo de aluguel, particular ou oficial, será feita a troca.

Vantagens na segurança com QR code
Esse código pode ser lido por Smartphones e contém dados adicionais dos veículos, facilitando os profissionais e autoridades de trânsito a rastreá-los.
Nas fronteiras dos países do Mercosul, será possível o reconhecimento da origem do veículo, melhorando a travessia e trazendo mais segurança na fiscalização.
O cidadão também consegue visualizar as informações contidas no QR code e do seu veículo, para isso, basta se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito.
E então, o que você achou do novo padrão de placas? Acha que irá resolver os problemas de clonagem e falsificação?