Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mercado brasileiro de veículos novos só deve retomar em 2025 o patamar de vendas e produção de carros que tinha antes do impacto da pandemia no setor automotivo.

Apesar de que alguns indicadores apontam que o pior da crise já passou para o setor, inclusive com alguns segmentos registrando números positivos nos últimos meses, especialistas apontam moderação.

A perspectiva é que a pandemia no setor de veículos faça com que algumas montadoras se fortaleçam ainda mais, enquanto outras perderão espaço. 

produção-de-carros-planet-car-seminovos-zona-norte-sp

Impacto da pandemia na produção de carros no primeiro semestre do ano de 2020

O impacto da Covid-19 na indústria automobilística foi pior no segundo trimestre do ano, com queda de 50,5% na produção, ante igual período de 2019.

Abril foi o destaque negativo, quando grande parte das indústrias teve que interromper as atividades. Apenas 1.847 veículos foram produzidos. Esse foi o pior resultado desde 1957, quando a entidade começou a série histórica da pesquisa.

Contudo, em junho a produção cresceu 129,1% em relação a maio. Embora também negativo, o setor de caminhões foi menos afetado. A produção no semestre foi 37,2% menor em relação aos seis primeiros meses de 2019.

Segundo divulgado no site Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês de junho, o emplacamento de automóveis teve crescimento de 93% sobre maio, atingindo um patamar próximo ao período antes da crise do novo coronavírus.

“Observamos uma expressiva melhora das vendas em junho, explicada pelo retorno das atividades dos Detrans, principalmente em São Paulo, além da reabertura das concessionárias para vendas na capital paulista e outras localidades”, afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

produção-de-carros-planet-car-seminovos-zona-norte-sp

Os números indicam que o pior do impacto da pandemia no setor automotivo já pode ter passado.

Entretanto, os especialistas ainda esperam uma recuperação mais sustentada da economia para que o segmento continue a apresentar alta.

Acompanhando a desaceleração econômica instalada no mundo por conta da pandemia de Covid-19, a fabricação de automóveis no Brasil também decresceu no último ano. A produção do setor foi um terço menor que em 2019, quando a indústria automobilística produziu 2,9 milhões de automóveis. Em 2020, foram 2 milhões.

O choque econômico pela paralisação de tantas atividades será grande.

Se, por um lado, grandes empresas conseguem calcular o prejuízo gerado em uma semana sem produção, empresas de pequena escala como lojas, prestadores de serviço e trabalhadores autônomos se perguntam como sobreviverão a esse período de portas fechadas.

produção-de-carros-planet-car-seminovos-zona-norte-sp

De que forma a crise por conta da covid-19 impactou a produção de carros?

A pandemia do coronavírus atingiu muito rápido o mercado de reposição. Tudo começou como uma crise doméstica e de fornecimento na China, transformando-se rapidamente na maior queda da história na demanda global.

Os líderes empresariais do setor disseram muitas vezes que o mercado de reposição é anticíclico e resistente à recessão, tanto para nossos chefes quanto para os investidores. Entretanto, desta vez é diferente.

Houve uma queda repentina e dramática na mobilidade e no número de veículos circulando na estrada. Quando um país entra em “lockdown“, a mobilidade diminui em cerca de 80% para os carros.

produção-de-carros-planet-car-seminovos-zona-norte-sp

Números em 2021 melhoram, mas ainda não animam economia

Mesmo com problemas de falta de peças e o fechamento de fábricas da Ford, a produção de carros em janeiro foi de quase 200 mil veículos, volume 4,2% superior ao de igual mês do ano passado, quando ainda não tinha pandemia no País.

Na comparação com dezembro, contudo, houve queda de 4,6%.

planet-car-seminovos-zona-norte-sp

Aqui na Planet Car, você vende, troca ou compra seu carro seminovo, ou 0 km em poucos minutos. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores

Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

planet-car-atendimento-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.