As férias chegaram e a vontade de pegar a estrada, ir para um lugar sem aglomeração, esfriar a cabeça e descansar é grande não é mesmo? Para evitar dor de cabeça enquanto estiver aproveitando e curtindo, é importante realizar uma revisão de férias no seu veículo e garantir o conforto e segurança de todos os passageiros. 

O importante é fazer as manutenções de rotina, seja por quilometragem ou tempo de cada componente e não deixar para última hora e não arrumar aquele pequeno “defeitinho” que pode custar muito mais lá na frente. 

Confira as peças e componentes que devem ser revisados antes de pegar a estrada e aproveite sem preocupação. 

Continue seguindo as normas de segurança e distanciamento social para garantir a integridade de todos.

Filtro de combustível, filtro de ar do motor e ar-condicionado

O carro tem vários filtros, entre eles, os citados acima. Um filtro sujo, independente de onde esteja instalado no veículo prejudica todo o sistema, sendo no desempenho do motor, por não puxar a quantidade de oxigênio para a queima no motor e consequentemente, maior gasto de combustível.

O filtro de combustível sujo, também aumenta o consumo, prejudica o funcionamento e pode até queimar a bomba de combustível.

Assim como o filtro de ar-condicionado sujo, atrapalha na eficiência da refrigeração e pode causar graves  problemas à saúde. 

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Correia dentada

Motores que utilizam correia dentada realizam uma troca periódica, diferente dos motores que usam corrente de comando, que é vitalícia.

A correia dentada coordena a abertura e fechamento das válvulas do motor, além do movimento dos pistões no cilindro e virabrequim.

Como as velas, essa peça não dá sinais de desgaste, e em caso de rompimento, o prejuízo será enorme, tendo que refazer parte ou o sistema completo de cabeçote do motor.

Fique atento a esse item e não se esqueça de checar de tempos em tempos para ter uma enorme dor de cabeça, mais uma para a lista de revisão de férias.

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Sistema elétrico

O sistema elétrico do carro também precisa ser verificado. São incluídos a bateria, os cabos condutores, o sistema de iluminação e o alternador.

A bateria é a peça mais comum de ser trocada. Ela tem sua durabilidade média variando de 2 a 5 anos, dependendo do uso e qualidade do produto, sendo ela quem fornece energia para todos os sistemas elétricos do carro, como iluminação, sinalização, motor de arranque e outros.

Também é importante verificar a iluminação do carro antes de pegar a estrada.

Veja se as luzes das placas, as luzes de ré, de freio, seta e pisca alerta estão funcionando. Muitas das vezes não identificamos alguma lâmpada do farol queimada, pois estamos dentro do veículo, peça ajuda para alguém e teste sempre que fizer uma viagem, evitando problemas e multas.

Ao ligar o carro, as luzes do painel acendem e logo em seguida devem apagar, caso contrário, existe algo de errado.

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Os Pneus são fundamentais para o conforto e segurança na direção

Este é um item primordial para quem irá viajar por longos percursos.

Certifique-se se utilizar a calibragem correta dos Pneus para não interferir na dirigibilidade em decorrência de pouca ou muitas libras. Sempre consulte o manual do veículo e calibre os Pneus de preferência a cada 15 dias e não se esqueça do estepe, nunca se sabe quando irá precisar dele.

Cheque o estado dos pneus através do TWI, sigla para Tread Wear Indicator, ou indicador de desgaste da banda rodagem, em tradução livre.

E como funciona? É a marcação em relevo e que aponta o desgaste máximo permitido. Pode ser verificado na banda de rodagem entre os sulcos do Pneu.  

Quando os sulcos chegam no nível do TWI, significa que o Pneu possui 1,6 mm de desgaste. Ou seja, chegou no limite máximo de desgaste e deve ser trocado imediatamente.  Se parado por uma autoridade de trânsito e constatado essa irregularidade, o motorista leva uma multa grave e 5 pontos na carteira. 

E o mais importante dessa marcação, é a segurança por falta de aderência e principalmente grande possibilidade de aquaplanar em pisos molhados.

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Nível do óleo do motor 

A primeira dica é básica e não importa se você vai viajar para longe, é manutenção de rotina.

O nível do óleo também é simples de ser checado e merece atenção.

Se estiver baixo, deverá ser completado, mas caso isso ocorra com muita frequência, verifique se existe algum vazamento no sistema, não é o correto ter que completar o óleo de tempos em tempos.

Uma dica muito simples para identificar vazamentos é: caso deixe o veículo estacionado sempre no mesmo local, confira o piso, caso tenha mancha de óleo, é vazamento na certa.

Agora, se já estiver perto do prazo para troca, isso vai depender de cada modelo, consulte sempre o manual do proprietário, seja por tempo ou quilometragem, vale a pena fazer a substituição.

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Sistema de arrefecimento

Embora em estradas, normalmente, ele seja menos exigido, por conta da quantidade de ar que entra pela grade dianteira, porém caso haja algum congestionamento ou em situações de subida de serra, podem acontecer problemas.

Verifique, na revisão de férias do seu carro, se as mangueiras do radiador e reservatório do líquido de arrefecimento estão em bom estado.

A cada dois anos, o líquido deve ser substituído e nunca se deve utilizar apenas água, principalmente a da torneia. O correto é uma mistura de água destilada e desmineralizada para evitar corrosão e aditivo próprio (etilenoglicol) para esse fim, na proporção 50/50. 

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Como conferir os freios na revisão de férias

Mais importante do que potência e aceleração em um veículo, é a capacidade de frenagem. Faça testes ao pisar no freio, caso existam ruídos, é possível que os componentes estejam sujos, danificados ou mal posicionados.

Não perca tempo e faça a manutenção no sistema de freios, pastilhas e discos.

Também é necessário verificar o fluido de freio, caso esteja abaixo do mínimo, provavelmente está com vazamento e deve ser resolvido imediatamente para não ocasionar acidentes graves em casos de frenagem de emergência.

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Limpeza dos vidros

Também não custa checar o funcionamento de limpadores e desembaçadores, o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.
Alguns itens merecem a atenção do motorista no dia a dia, mas ao pegar a estrada, qualquer problema pode se tornar muito perigoso.

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Segurança e documento

Certifique-se de que triângulo de emergência e macaco estão no carro e familiarize-se com seu uso previamente.

A falta desses equipamentos pode gerar multa e 5 pontos na CNH do motorista. Em caso de blitz, o carro pode ser apreendido se não estiver com a documentação em dia, ou se a habilitação do condutor tiver vencido há mais de 30 dias – isso gera multa e 7 pontos na CNH.

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Itens importantes da revisão de férias

  • Estado da palheta do limpador de para-brisa
  • Esguicho do limpador acrescido de um detergente
  • Chave de roda, triângulo e macaco no porta-malas
  • Luzes de seta, de ré, freio e faróis
  • Filtros de ar do motor, ar condicionador e combustível
  • Documento do carro e carteira de habilitação
  • Estepe
  • Bateria
  • Fusíveis
  • Líquido de arrefecimento do motor
  • Estado do freio e fluido 
  • Pneus calibrados, balanceados e alinhados
  • Correia dentada

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