Muitos ainda tem dúvida de como utilizar a Tabela FIPE e quais os principais indicativos e variações que podem ocorrem durante uma negociação. Para isso, criamos um artigo com diversas informação e perguntas básicas para lhe ajudar a entender melhor.
O que é Tabela FIPE?
A tabela FIPE é o nome dado à tabela de preços médios de automóveis praticados em negociações no território nacional.
Ela é computada pelo órgão conhecido como Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ou como iremos representar nesse artigo, como FIPE.
Essa tabela é a principal referência utilizada hoje em dia no mercado de 0km, semi-novos e usados, no mercado automobilístico, sendo consultada com frequência na tomada de decisões de comércio.
Os valores são calculados a partir da coleta de dados sobre todas as negociações executadas no mês vigente no território nacional e levam consideração o fabricante, o ano e o modelo do veículo, e pode estar sujeito a alterações para mais ou para menos dependendo do estado de conservação do automóvel, região, itens opcionais, cor, entre outros.
Além da funcionalidade já explicitada acima, que é servir de referência para comerciantes e lojistas, a tabela FIPE também é utilizada como base de cálculo para apólices de seguro e tributos, como o IPVA.
No entanto, apesar desse fato, não há uma legislação que obrigue as pessoas a seguir à risca o que está na tabela. Ela é usada apenas como base de valores.
Algumas dessas variáveis, por exemplo, são seguidas por picapes e caminhonetes, costumam ter uma valorização maior em regiões interioranas e rurais.
Por todos esses motivos que é comum encontrar anúncios de carros com valor diferentes do que está indicado na tabela para aquele ano e aquele modelo.
Isso porque o proprietário tem todo o direito de cobrar valor que acreditar ser o mais justo para seu automóvel.
Dessa forma o preço pode acabar sendo mais alto ou mais baixo conforme as condições de cada veículo em cada situação.
Como e quando a tabela FIPE foi criada?
Tudo começa com o surgimento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE. Criada em 1973, essa fundação nasceu para ajudar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É um órgão que presta serviços para o governo e também empresas privadas, mas tem na tabela FIPE seu principal produto.
Nasce então em 1985 a tabela FIPE como uma iniciativa da entidade para auxiliar nas práticas de compra e venda no mercado de veículos novos, usados e seminovos.
Desde então é a principal referência utilizada tanto por profissionais do mercado de revenda de veículos quanto por proprietários de carros que desejam negociar.
Como consultar os dados?
Para acessar a tabela FIPE é bem fácil, basta cliquei aqui ao lado Site FIPE.
Para utilizar, é bem simples, fácil e rápido, preencha a marca, modelo e ano do veículo, e pronto, todos os dados do veículo aparecerão.
Caso prefira, também pode pesquisar o veículo pelo código FIPE, que no caso do pesquisado acima é o 005353-8, e o que cada número significa?
- O primeiro número é (0), significa ser um carro.
- Os dois números seguintes são (05), significa ser da marca Volkswagen.
- Os três números seguintes são (353), é o modelo Fox BLUEMOTION 1.0 Mi Total Flex 12V 5p
- Finalmente o último número é (8), que é o número validador do restante código.

Você também pode assistir esse vídeo no YouTube, no canal oficial da FIPE, explicando melhor como funciona. (PS: A animação é excelente, vale a pena conferir)
Como o preço dos carros é calculado?
Antes de tudo, é necessário ressaltar que a Tabela Fipe é somente uma referência do valor dos veículos.
Os preços de carros, motos e caminhões comercializados no mercado nacional são coletados e analisados por pesquisadores para criar a média que é apresentada mensalmente pela Fipe.
Como já comentado anteriormente, muitas variáveis podem definir o valor de um veículo:
- Quilometragem
- Estado de conservação
- Cor
- Opcionais
- Localidade
- Blindagem
Porém, eles não são considerados na média de preço calculada. Valores discrepantes, muito acima ou abaixo do comum também são descartados e os valores restantes são utilizados para calcular a média.

As Lojas e concessionárias são obrigadas a seguir o valor da Tabela FIPE?
Não. As lojas de carros e concessionárias não são obrigadas a praticar o mesmo valor da FIPE.
Apesar de acompanharem o valor da Tabela Fipe para precificar o automóvel, as lojas também consideram outros fatores internos e externos, que não são considerados pela Fipe.
Ou seja, os valores demonstrados na Tabela, nem sempre serão a realidade em determinas situações.
Como pode observar nos últimos tempos, devido à pandemia, muitos modelos de veículos 0km estão sendo feito sob demanda ou pedido, por falta de matéria-prima para produção.
O gráfico a seguir demonstra a situação atual de um veículo e sua elevada valorização nos últimos meses.

Como fazer uma boa compra ou venda com essas informações?
Assim que pensar em comprar ou vender seu carro, é de extrema importância consultar o valor do modelo na Tabela Fipe para saber qual a média de preço praticada no mercado naquele mês
Em casos, em que se demora meses para amadurecer a compra ou venda do automóvel é interessante ir acompanhando e anotando os valores apresentados na Fipe.
Assim é possível ter noção não só do que é um preço justo, mas qual o melhor mês para fechar o negócio dependendo das variações de preço apresentadas de um mês para o outro.
Aqui na Planet Car, você vende, troca ou compra seu carro seminovo, ou 0 km em poucos minutos. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores
Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog
Leonardo, muito obrigado pela ajuda!
Agora ficou muito mais fácil entender como funciona calcular e ficar por dentro das informações, inflação e preços da tabela do fipe!
Obrigado, e continue postando mais artigos! Seu conteúdo é muito bom!