Tabela FIPE: O que é e como utilizá-la para vender ou comprar seu carro.

tabela-fipe-preço-médio-de-carro-seminovo-sp-logo

Muitos ainda tem dúvida de como utilizar a Tabela FIPE e quais os principais indicativos e variações que podem ocorrem durante uma negociação. Para isso, criamos um artigo com diversas informação e perguntas básicas para lhe ajudar a entender melhor.

O que é Tabela FIPE?

A tabela FIPE  é o nome dado à tabela de preços médios de automóveis praticados em negociações no território nacional.

Ela é computada pelo órgão conhecido como Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ou como iremos representar nesse artigo, como FIPE.

Essa tabela é a principal referência utilizada hoje em dia no mercado de 0km, semi-novos e usados, no mercado automobilístico, sendo consultada com frequência na tomada de decisões de comércio.

Os valores são calculados a partir da coleta de dados sobre todas as negociações executadas no mês vigente no território nacional e levam consideração o fabricante, o ano e o modelo do veículo, e pode estar sujeito a alterações para mais ou para menos dependendo do estado de conservação do automóvel, região, itens opcionais, cor, entre outros.

tabela-fipe-preço-médio-de-carro-seminovo-sp-logo

Além da funcionalidade já explicitada acima, que é servir de referência para comerciantes e lojistas, a tabela FIPE também é utilizada como base de cálculo para apólices de seguro e tributos, como o IPVA.

No entanto, apesar desse fato, não há uma legislação que obrigue as pessoas a seguir à risca o que está na tabela. Ela é usada apenas como base de valores.

Algumas dessas variáveis, por exemplo, são seguidas por picapes e caminhonetes, costumam ter uma valorização maior em regiões interioranas e rurais.

Por todos esses motivos que é comum encontrar anúncios de carros com valor diferentes do que está indicado na tabela para aquele ano e aquele modelo.

Isso porque o proprietário tem todo o direito de cobrar valor que acreditar ser o mais justo para seu automóvel.

Dessa forma o preço pode acabar sendo mais alto ou mais baixo conforme as condições de cada veículo em cada situação.

Como e quando a tabela FIPE foi criada?

Tudo começa com o surgimento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE. Criada em 1973, essa fundação nasceu para ajudar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É um órgão que presta serviços para o governo e também empresas privadas, mas tem na tabela FIPE seu principal produto.

Nasce então em 1985 a tabela FIPE como uma iniciativa da entidade para auxiliar nas práticas de compra e venda no mercado de veículos novos, usados e seminovos.

Desde então é a principal referência utilizada tanto por profissionais do mercado de revenda de veículos quanto por proprietários de carros que desejam negociar.

Como consultar os dados? 

Para acessar a tabela FIPE é bem fácil, basta cliquei aqui ao lado Site FIPE.

Para utilizar, é bem simples, fácil e rápido, preencha a marca, modelo e ano do veículo, e pronto, todos os dados do veículo aparecerão.

Caso prefira, também pode pesquisar o veículo pelo código FIPE, que no caso do pesquisado acima é o 005353-8, e o que cada número significa? 

  • O primeiro número é (0), significa ser um carro.
  • Os dois números seguintes são (05), significa ser da marca Volkswagen.
  • Os três números seguintes são (353), é o modelo Fox BLUEMOTION 1.0 Mi Total Flex 12V 5p
  • Finalmente o último número é (8), que é o número validador do restante código.
tabela-fipe-preço-médio-de-carro-seminovo-sp-fox-bluemotion-2014
Valor Tabela Fipe para o Modelo Fox Bluemotion 2014 5p

Você também pode assistir esse vídeo no YouTube, no canal oficial da FIPE, explicando melhor como funciona. (PS: A animação é excelente, vale a pena conferir)

Como o preço dos carros é calculado?

Antes de tudo, é necessário ressaltar que a Tabela Fipe é somente uma referência do valor dos veículos.

Os preços de carros, motos e caminhões comercializados no mercado nacional são coletados e analisados por pesquisadores para criar a média que é apresentada mensalmente pela Fipe. 

Como já comentado anteriormente, muitas variáveis podem definir o valor de um veículo:

  • Quilometragem
  • Estado de conservação
  • Cor
  • Opcionais 
  • Localidade 
  • Blindagem

Porém, eles não são considerados na média de preço calculada. Valores discrepantes, muito acima ou abaixo do comum também são descartados e os valores restantes são utilizados para calcular a média.

tabela-fipe-preço-médio-de-carro-seminovo-sp-variação-valor-carro
Variação de valores últimos 2 anos. Consulte do seu veículo clicando na imagem.

As Lojas e concessionárias são obrigadas a seguir o valor da Tabela FIPE?

Não. As lojas de carros e concessionárias não são obrigadas a praticar o mesmo valor da FIPE.

Apesar de acompanharem o valor da Tabela Fipe para precificar o automóvel, as lojas também consideram outros fatores internos e externos, que não são considerados pela Fipe.

Ou seja, os valores demonstrados na Tabela, nem sempre serão a realidade em determinas situações.

Como pode observar nos últimos tempos, devido à pandemia, muitos modelos de veículos 0km estão sendo feito sob demanda ou pedido, por falta de matéria-prima para produção.

O gráfico a seguir demonstra a situação atual de um veículo e sua elevada valorização nos últimos meses.

tabela-fipe-preço-médio-de-carro-seminovo-sp

Como fazer uma boa compra ou venda com essas informações?

Assim que pensar em comprar ou vender seu carro, é de extrema importância consultar o valor do modelo na Tabela Fipe para saber qual a média de preço praticada no mercado naquele mês

Em casos, em que se demora meses para amadurecer a compra ou venda do automóvel é interessante ir acompanhando e anotando os valores apresentados na Fipe.

Assim é possível ter noção não só do que é um preço justo, mas qual o melhor mês para fechar o negócio dependendo das variações de preço apresentadas de um mês para o outro.

Aqui na Planet Car, você vende, troca ou compra seu carro seminovo, ou 0 km em poucos minutos. Clique aqui e entre em contato com nossos consultores

Quer saber mais sobre carros? Fique por dentro de todos os nossos artigos no Blog

planet-car-atendimento-online

One thought on “Tabela FIPE: O que é e como utilizá-la para vender ou comprar seu carro.

  1. Carlos Alberto says:

    Leonardo, muito obrigado pela ajuda!

    Agora ficou muito mais fácil entender como funciona calcular e ficar por dentro das informações, inflação e preços da tabela do fipe!

    Obrigado, e continue postando mais artigos! Seu conteúdo é muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.