Existem vários tipos de suspensão e ela tem fator determinante no conforto e comportamento do veículo, seja ao realizar curvas, absorver ondulações em rodovias, passar por quebra-molas ou ruas esburacadas que encontramos país adentro.

Existem suspensões que privilegiam o conforto e outras, o desempenho e performance, cada uma delas empregadas de maneira específica para determinada plataforma.

A suspensão é composta por dois componentes básicos, as molas, que pode ser helicoidais que são em espiral e o feixe de molas, composto por lâminas de molas.

Elas têm a função de absorver o impacto das oscilações do terreno e garantir a estabilidade do veículo.

Os amortecedores trabalham com as molas e atuam para regular a ação da mesma, impedindo que o chassi seja impulsionado de maneira brusca ou perca o contato com o solo.

Nesse artigo vamos abordar os quatro tipos de suspensão mais comuns encontrados nos veículos.

EIXO DE TORÇÃO

Normalmente utilizada no eixo traseiro dos veículos mais simples. Interliga as duas rodas em uma mesma barra e utiliza molas helicoidais

Basicamente, a suspensão chamada eixo de torção consiste em um dois braços arrastados presos à estrutura da carroceria e ligados entre si por uma travessa ou viga deformável que funciona também como estabilizador.

As vantagens deste sistema consistem na baixíssima manutenção e robustez mecânica, capaz de suportar condições adversas.

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Por outro lado, o comportamento dinâmico fica comprometido ao receber carga, posto que as rodas se fecham ao sofrer deformações devido à carga ou irregularidades.

Conforto e estabilidade são precários, devido ao comportamento do amortecedor proporcionado por este tipo de suspensão.

FEIXE DE MOLAS

É geralmente utilizada em pick-up médias e grande, ou veículos de carga pesada, ambas as rodas são interligadas com o mesmo eixo.

Sua principal vantagem consiste em suportar grande peso sem prejuízo de comportamento dinâmico ou distensão do conjunto.

As lâminas são sobrepostas e escorregam uma em cima da outra, retornando à posição original após a retirada da carga ou absorção do impacto.

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Exige pouca manutenção e dispensa molas helicoidais e amortecedores, absorvendo a carga e impactos apenas com a elasticidade dos materiais, favorecidos pelas múltiplas camadas do feixe de molas.

Os pontos fracos são os mesmos da barra de torção, não há muito conforto e estabilidade reduzida, o que acontecer com uma roda, é transmitida para a outra do mesmo eixo.

MC PHERSON

Suspensão comum e muita utilizada no mercado, compacta, simples e robusta.

Conta com amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Esse é um dos tipos de suspensão mais utilizados na indústria automobilística por conta de ser independente e utilizar poucas peças em seu arranjo.

A depender das condições de rodagem e projeto, a manutenção acontece a cada 50 mil a 100 mil quilômetros, em média. A maioria dos praticantes da manutenção preditiva fazem os reparos neste intervalo.

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Vantagens do sistema Mc Pherson: conforto e estabilidade no mesmo conjunto e possibilidade de aplicações independentes nas quatro rodas.

Boa resistência e manutenção relativamente simples. As desvantagens ficam por conta da baixa capacidade de carga, a qual distende muito ao ser carregado

MULTILINK

É considerada a mais moderna e eficiente de todas, pois entrega estabilidade e conforto exemplares, com baixo peso e versatilidade excelente.

Este sistema é independente nas quatro rodas, as quais trabalham da forma mais individualizada possível.

Ao contrário dos demais tipos, não possui um formato padronizado de construção, e cada fabricante projeta a sua de modo diferente, pois seus braços podem ser construídos no formato e quantidade que cada projeto e carroceria exige, com economia de peso e espaço ocupado.

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Como boa parte das inovações recentes, o sistema multilink tem maior custo de produção e manutenção cara.

Do ponto de vista funcional, seu ponto franco reside na menor capacidade de carga, posto que sua aplicação principal está em carros de passeio premium e de alta performance.

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