Tração Traseira ou Dianteira, qual é melhor?

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Os carros são fabricados com 3 tipos de tração, traseira, dianteira ou integral.

Após décadas com veículos apenas tração traseira, com as regulamentações para economia de combustíveis e menor custo de fabricação, a tração dianteira tomou conta da maior parte do mercado.

Como funcionam?

Dianteira como o próprio nome diz, é aquela que a força do motor é transmitida para as rodas dianteiras, ou seja, são elas que fazem o carro se movimentar.

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Traseira é exatamente o contrário, a força o motor é transmitida para as rodas traseiras.

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  Integral é a junção das duas, ou seja, as 4 rodas recebem a potência do motor.

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Não falaremos da tração integral nesse artigo, mas com certeza ficará para um próximo, pois existem diversas diferenças para esse modelo.

Qual a grande diferença entre as trações traseira e dianteira?

Na tração dianteira, que é a configuração mais utilizada nesses últimos anos, traz uma vantagem que faz o conjunto ser mais compacto, permitindo que você tenha um espaço interno maior.

Além disso, como o motor e câmbio estão muito próximos às rodas de tração, o conjunto e projeto de construção se tornam mais econômicos.

Já na tração traseira, é colocado um eixo chamado de cardã ou cardan, para transferência da força do motor para as rodas.

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Eixo Cardã ou Cardan

Isso acaba deixando o espaço inteiro traseiro comprometido para o terceiro ocupante do meio, devido ao elevado túnel central.

Durante a condução, o veículo de tração dianteira pode ser mais simples e fácil de corrigir em uma derrapagem.

Como esses carros “saem de frente”, como é popularmente dito, basta frear ou esterçar o volante contra, ou a favor da situação de curva que ira voltar ao curso.

Claro que para isso aconteça, o condutor provavelmente estará ultrapassando os limites de velocidade ou a pista não está em condições adequadas.

Na tração traseira, é mais “fácil” perder o controle em derrapagens, famosos “drifts” em que a traseira gira e tenta tomar a frente.


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Para voltar no trajeto, é preciso ter um pouco mais de habilidade do que condutores comuns.

Porém, vale frisar que hoje em dia com tantos controles de tração e estabilidade nos carros que possuem a tração traseira, é bem difícil que isso aconteça.

Você poderá viajar tranquilo sem preocupação, desde que não desative nenhum controle eletrônico de condução.

Como ficam as vantagens e desvantagens em cada tipo de tração?

— Tração Dianteira

Vantagens 

  • Mais espaço interno por não possuir o eixo cardã, diminuindo o túnel central.
  • Mais leve, justamente por não ter os componentes do eixo cardã.
  • Menor custo para fabricação, mais um ponto relacionado ao eixo cardã, toda a estrutura de motor e câmbio ficam próximos, possibilitando uma construção mais rápida e com menos componentes.
  • Facilidade na direção devido ao carro “estar mais na mão” e previsível.

Desvantagens

  • Falta de deslocamento, devido a patinação das rodas dianteiras, muito torque e pouco peso para aderência ao solo.
  • Tração reduzida quando o veículo está subindo uma ladeira em condições escorregadias, justamente por falta de peso na dianteira.
  • O volante esterça menos, pelo eixo de direção estar ligado diretamente as rodas.
  • O tamanho do motor é restrito, por causa da grande quantidade de componentes entre as rodas em alguns modelos de carros menores.

— Tração Traseira

Vantagens 

  • Distribuição de peso mais igualada, graças ao eixo cardã, em alguns modelos chegam a ficar na proporção de 50%/50% no peso.
  • Transferência melhor do peso durante a aceleração, quando um corpo é acelerado ao sair da inércia, tende a ser jogado para trás e onde as rodas serão tracionadas sem perder o atrito.
  • Melhor raio de direção, ao contrário do que acontece na tração dianteira, são menos componentes e peças próximo ao motor e rodas, possibilitando maior raio de giro do volante e rodas.
  • Desgaste uniforme dos pneus devido à distribuição de peso nas acelerações.
  • Melhor capacidade de reboque, já que as rodas que estão sendo tracionadas, as traseiras, puxam a carga mais perto do ponto de articulação do reboque.
  • Podem ter motores mais potentes, por serem grandes e precisarem de mais espaço para se acomodarem.

Desvantagens

  • Possibilidade de sobreviragem, quando o veículo estiver em alta velocidade, a traseira tende a rodar, fazendo o motorista perder o controle do veículo.
  • Menos espaço interior, principalmente para o terceiro ocupante que irá ao meio no banco traseiro, por causa do eixo cardã.
  • Aumento de peso, quanto mais componentes e peças, mais peso envolvido.
  • Maior custo na compra do veículo, explicado pelo material e tempo gasto para montagem e construção total.

 

Você sabe qual é o tipo de tração do seu carro? Prefere a tração traseira, dianteira ou integral?

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